Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

VÍDEO: avião da Azul faz arriscada decolagem no aeroporto de Congonhas

O fato que aconteceu durante a tarde dessa segunda-feira (28) foi registrado pela câmera do canal Golf Oscar Romeo que estava ao vivo no momento

28/05/2024 às 09h18

28/05/2024 às 09h18

Um impressionante vídeo de um avião Embraer da Azul realizando uma decolagem bastante perigosa no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ganhou destaque nas redes sociais nesta terça-feira (27). A aeronave E195-E1 que tinha como destino o Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, fez uma arriscada decolagem por um período prolongado, só conseguindo sobrevoar próximo do final da pista.

O fato que aconteceu durante a tarde dessa segunda-feira (28) foi registrado pela câmera do canal Golf Oscar Romeo que estava ao vivo no momento. No vídeo é possível perceber que o avião fez um longo percurso e só conseguiu sair do solo um pouco antes da marcação numérica da cabeceira 17 direita, próxima à Avenida Washington Luís.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

O site Aeroin especializado em aviação, explicou que o sobrevoo do avião foi próximo ao sistema de desaceleração com materiais projetados, EMAS (Engineered Materials Arrestor System). Esse sistema foi feito para momentos como esse, composto com um concreto especial, a estrutura permite que o avião desacelere para não ultrapassar os limites da pista, uma espécie de “atolamento”. Apesar do voo bastante baixo sobre o EMAS, o avião prosseguiu com o voo normalmente.

Histórico de acidentes no Aeroporto de Congonha

O Aeroporto de Congonhas já registrou alguns acidentes com aeronaves. Um dos acidentes aéreos mais graves do Brasil aconteceu em Congonhas. No dia 17 de julho de 2007, um Airbus A320 operando o voo TAM 3054 saiu da pista durante o pouso no Aeroporto. A aeronave colidiu com um prédio da própria TAM e pegou fogo, resultando na morte de todas as 187 pessoas a bordo e 12 em solo. A investigação apontou que a pista molhada e problemas no sistema de frenagem contribuíram para o acidente.

Outro acidente aéreo no aeroporto de Congonhas aconteceu no dia 23 de janeiro de 1982, quando um bimotor Xingu da Embraer operado pela FAB (Força Aérea Brasileira) caiu na área urbana de São Paulo, logo após decolar. O acidente resultou na morte dos 12 ocupantes da aeronave e de 8 pessoas no solo.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral