Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

VÍDEO: Bolas de fogo no céu? Moradores de cidades do Nordeste registram fenômeno; saiba

A Rede Brasileira de Monitoramento de Satélites informou que o clarão foi causado pela reentrada de lixo espacial na atmosfera terrestre, possivelmente um estágio de foguete chinês lançado em 2018

23/12/2023 às 08h29

23/12/2023 às 08h29

Moradores de diversas cidades do Nordeste foram surpreendidos com ‘bolas de fogo’ que cruzaram o céu da região na noite dessa sexta-feira (22). Nas redes sociais, diversos vídeos mostram o fenômeno que ocorreu por volta das 22h30 e pôde ser visto de Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco. (veja vídeo abaixo:)

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

A Rede Brasileira de Monitoramento de Satélites informou que o clarão foi causado pela reentrada de lixo espacial na atmosfera terrestre, possivelmente um estágio de foguete chinês lançado em 2018.

Fenômeno não é raro

Fenômenos como este ocorrido no Nordeste não são raros, dado o grande número de satélites que orbitam a Terra.

O retorno destes equipamentos ocorre a cerca de 120 quilômetro de altitude e as altas velocidades atingidas pelos fragmentos provocam os rastros luminosos vistos do chão.

No geral, a reentrada de lixo espacial não costuma gerar riscos, uma vez que grande parte dos detritos se desfragmenta antes de chegar ao solo.

A bola de fogo foi vista também em Jati (CE), Guanambi (BA), Floresta (PE), Vitória da Conquista (BA), Angicos (RN), Senador Rui Palmeira (AL), Barra de Santa Rosa (PB), Curimataú (PB), Juazeiro (BA), Petrolina (PE), São Bento (PB), Cícero Dantas (BA) e Taperoá (BA).