Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Whindersson Nunes revela apoio a piauiense de 10 anos, que encontrou asteroide

Whindersson pediu que a estudante fosse a primeira a testar um telescópio que está sendo desenvolvido pelo projeto Tron Robótica Educativa.

16/04/2024 às 13h02

O humorista piauiense Whindersson Nunes comunicou, nesta segunda-feira (15), pelas suas redes sociais, que irá presentear com um telescópio a jovem Thayla Janis, piauiense que descobriu um asteroide num programa em parceria entre o Governo do Brasil e a agência espacial americana (Nasa) em 2023.

No texto, Whindersson pediu que, diante da descoberta de Thayla, a estudante fosse a primeira a testar um telescópio simples de Busca Inteligente que está sendo desenvolvido pelo projeto Tron Robótica Educativa, uma startup criada pelo humorista.

Whindersson Nunes revela apoio a piauiense de 10 anos que encontrou asteroide - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Whindersson Nunes revela apoio a piauiense de 10 anos que encontrou asteroide

" A Thayls Janis encontrou um asteroide e nós não encontramos o celular no modo silencioso, não dá pra não incentivar, a Tron estava projetando um telescópio simples de Busca Inteligente (encontrar a lua e ajustar a visão apenas clicando num botão, por exemplo), queria que você fosse a primeira a testar na sede da Tron em Parnaíba", disse Whindersson por suas redes sociais.

Whindersson Nunes revela apoio a piauiense de 10 anos que encontrou asteroide - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Whindersson Nunes revela apoio a piauiense de 10 anos que encontrou asteroide

A estudante Thayla Janis natural de Isaias Coelho, interior do Piauí, descobriu o asteroide quando tinha 9 anos, quando participou de da XIV edição do Caça Asteroide do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil (MCTI), programa com parceria entre o governo brasileiro e a agência especial dos Estados Unidos (Nasa).

Desde então, a jovem já descobriu 13 asteróides. A busca é realizada por meio de uma plataforma do IASC/NASA Partner que fornece as imagens captadas por um telescópio de 1.8 metros pertencente à Universidade do Havaí.

A família da jovem confirmou o contato do comediante para que Thayla conheça a sede em Parnaíba e seja a primeira a usar o telescópio.

Texto por João Barros.