Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Firmino Filho

Firmino Filho foi prefeito de Teresina por quatro mandatos.

21/10/2020 17:57

Firmino Filho iniciou-se na vida pública aos 30 anos de idade, em 1993, a convite do então prefeito da cidade, Wall Ferraz, para assumir a Secretaria Municipal de Finanças. Após a morte do prefeito Wall, em 22 de março de 1995, permanece como secretário, na administração do vice-prefeito Francisco Gerardo, que assumiu o comando da Prefeitura de Teresina

Firmino Filho disputou a prefeitura da capital pela primeira vez em 1996, quando foi eleito e tomou posse como um dos prefeitos mais jovens do país.

Foto: Arquivo O Dia

No ano 2000 Firmino Filho foi reeleito prefeito ainda no primeiro turno. Ao final de oito anos à frente da Prefeitura, deixou a administração municipal com mais de 80% de aprovação dos teresinenses. Em 2008, começa a reconstruir sua carreira política e consegue se eleger vereador com uma votação recorde, com aproximadamente 20 mil votos.

Convidado pelo então prefeito Silvio Mendes (PSDB), exerceu o cargo de presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina no período de janeiro de 2009 a março de 2010. Nas eleições de 2010 candidatou-se a deputado estadual do Piauí, tendo sido eleito com uma votação de 47.634 votos, 80 % dos quais de eleitores de Teresina.

Em 2012, pela terceira vez, foi eleito prefeito de Teresina. Em 2016, consegue a reeleição em primeiro turno para o quarto mandato, com uma votação expressiva de 212.040 votos. Em sua gestão, Firmino Filho priorizou a educação e a saúde, colocando Teresina na posição de destaque em nível nacional. Alguns dos projetos desenvolvidos na capital também têm reconhecimento nacional. Um exemplo é o Programa Lagoas do Norte, financiado Banco Mundial, que beneficia 13 bairros da região Norte de Teresina com ações multissetoriais.

Veja: A convite do Banco Mundial, Firmino vai à África falar sobre Lagoas do Norte

Enquanto Prefeito de Teresina, Firmino Filho recebeu em quatro mandatos o prêmio Firmino Filho, “Prefeito Amigo da Criança” , concedido pelo Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância e Fundação Abrinq – Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e Adolescente. Recebeu também a comenda do Centro de Assentamentos Urbanos da ONU pelo projeto Vila Bairro, programa de intervenção urbana implantado em comunidades de Teresina. A experiência exitosa foi apresentada em conferências da entidade na China e nos Emirados Árabes.

Origem e formação 

Nascido em Teresina, Firmino Filho foi casado com a deputada estadual Lucy Soares. O casal tem três filhos: Bárbara, Bruno e Cristina. Firmino era formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América. Foi Auditor Fiscal do Tribunal de Contas da União e professor da Universidade Federal do Piauí.

Firmino Filho faleceu a 6 de abril de 2021, com 57 anos, após cair do 14º andar do prédio do TCU em Teresina.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: