Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Franzé Silva

Conheça o deputado estadual Franzé Silva.

24/10/2020 16:48

Francisco José Alves da Silva (Franzé Silva) nasceu em Buriti dos Lopes, a 19 de Dezembro de 1966. Casado com Mayra Araujo e pai de Letícia, Ítalo, Catarina, Guilherme e Miguel. É formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde a sua fundação, disputou pela primeira vez ao cargo de Deputado Estadual pelo Piauí em 2018, sagrando-se eleito com 31.526 votos.

Foto: Divulgação/Alepi

Iniciou a vida profissional como Menor Aprendiz. Atuou na Pastoral da Juventude do Meio Popular, assessorou a vereadora Francisca Trindade e desempenhou papel de técnico de parlamentares do PT e de sindicatos, analisando dados e subsidiando discussões.

Trabalhou como contabilista, foi diretor do Jornal da Manhã, sendo aprovado no concurso para Auditor Fiscal da Prefeitura Municipal de Teresina, em 1992 e de Auditor Fiiscal do Estado da Paraíba, em 1994. Optou por morar em Teresina para ficar próximo da família.

Em 2003, assumiu a Diretoria Administrativo e Financeira da Secretaria Estadual de Educação. Nesse mesmo ano, participou da Comissão que criou a Controladoria Geral do Estado. Foi Superintendente de Despesas da Secretaria de Fazenda (2004 a 2009). Secretário de Fazenda ( de dezembro de 2010 a abril de 2011). Secretário de Administração e Previdência (de janeiro de 2015 a março de 2018).

Filho de Manoel Damião dos Santos e Joana Alves da Silva. Seu pai era agricultor e sua mãe lavadeira e zeladora. Franzé Silva tem orgulho de suas origens e pretende pautar o seu mandato trabalhando pelo fortalecimento da agricultura familiar, melhoria do IDH e desenvolvimento do Estado do Piauí.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: