Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Regina Sousa

Regina Sousa se tornou a primeira mulher governadora do Piauí.

01/03/2022 11:53

Maria Regina Sousa é graduada em Letras pela Universidade Federal do Piauí, trabalhou como professora e na década de 1980 foi aprovada em concurso público do Banco do Brasil. Sindicalista, presidiu o Sindicato dos Bancários do Piauí e foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Piauí, bem como presidiu o PT piauiense. 

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Durante sua trajetória, Regina Sousa também foi a primeira mulher a assumir o Senado pelo Piauí, sendo autora de vários projetos, dentre eles o que garante mais proteção social a crianças com pai ou mãe encarcerados. 

Filha de trabalhador rural, aos 10 anos Regina já sabia plantar e colher feijão, milho e fava. E, observando o que se passava com seus pais que moravam em terra alheia, ainda menina, compreendeu a necessidade da reforma agrária. 

Em plena ditadura militar, na década de 80, a nova governadora atuou em movimentos sociais, dando início ao seu processo de consciência política dentro da militância sindical.

Em 31 de março de 2022, Regina Sousa se tornou a primeira  mulher governadora do Piauí após Wellington Dias renunciar ao cargo para ser candidato ao Senado Federal.

Mais sobre: