Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aneel anuncia segundo reajuste nas contas de luz no Piauí

Agência anunciou bandeira vermelha patamar 2, o mais caro previsto nas bandeiras tarifárias. Taxa é de R$ 3,50 por cada 100 KW consumidos e vale para todo o país.

29/09/2017 16:54

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária vai subir para Vermelha Patamar 2, o nível mais caro já cobrado nas contas de luz. A taxa cobrada será de R$ 3,50 para cada 100 KW consumidos e valerá para todo o Brasil.

No entanto, para os piauienses, esse aumento será sentido com mais intensidade, uma vez que este já é o segundo reajuste anunciado nas contas de luz no Estado em menos de 24 horas. Nesta quinta-feira (28), a Aneel já havia confirmado acréscimo de 27% nas contas de energia do Piauí, um valor calculado por técnicos da Agência que leva em conta recursos de manutenção de rede elétrica, insumos na geração e distribuição de energia, dentre outros.

Valor histórico

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 e esta é a primeira vez que a taxa atinge bandeira vermelha patamar dois. As bandeiras tarifárias são calculadas com base no uso das usinas termelétricas no país, que utilizam combustíveis na geração de energia. Como a redução das chuvas fez com que as hidrelétricas diminuíssem sua capacidade, o governo teve que acionar as termelétricas e, consequentemente, a aumentar os custos na energia gerada. Isso reflete diretamente na bandeira tarifária constante na conta.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: