Muitas pessoas que enfrentaram filas na Caixa Econômica não conseguiram sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS. Em todo o país, o G1 recebeu frequentes de clientes que tiveram problemas no cadastro e não puderam pegar o dinheiro. Outros dizem que receberam valores abaixo do verificado nas consultas de saldo feitas na internet.
A Caixa Econômica informou que até às 11h cerca de 300 mil pessoas sacaram o FGTS de 700 mil contas. Não há dados neste momento sobre o volume de atendimentos nas agências.

Marcelo da Silva não conseguiu sacar FGTS devido a inconsistência nos dados (Foto: Pedro Alves/G1)
O mensageiro de laboratório Marcelo da Silva explica que chegou à agência de Bairro Novo, em Olinda (PE), por volta das 6h e passou cerca de 30 minutos para ser atendido, a partir do início do expediente da Caixa. Apesar disso, ele não conseguiu fazer o saque por uma inconsistência entre os dados do beneficiário e o cadastrado no sistema do FGTS.
"Não consegui fazer a consulta nem no site, porque sempre me informavam que o número do NIS estava errado. Vou ter que esperar até as 10h para poder voltar ao atendimento regular e mudar o cadastro, com o número correto", disse Marcelo.
Em Macapá (AP), o vendedor Ricardo Filho, de 27 anos, disse que tem quase R$ 500 para sacar, mas não consegue, por causa de problemas com o cartão. “Eu vim para sacar mesmo, só que está dando falha na leitura do cartão nesses dois caixas. Para sacar eu vou ter que ir lá dentro, mas a fila está muito grande, acho que vou voltar só amanhã”, lamentou.
Sem dinheiro no caixa

André Carlos não conseguiu sacar no caixa automático por falta de dinheiro (Foto: Will Soares/G1 )
O pedreiro André Carlos, de 36 anos, conversou com o chefe e conseguiu um intervalo na obra em que trabalha, na região da Paulista, em São Paulo, para sacar o FGTS. No caixa da agência, porém, recebeu um papel com a mensagem de erro.
"Patrão autorizou e vim aqui para ver se conseguia pegar alguma coisa, mas não deu", contou. Ele foi orientado a procurar atendimento dentro da agência para saber o motivo do erro, mas a fila o afastou. "Está muito grande e o horário é curto. Senão vou tomar bronca", brincou antes de sair.
Um funcionário da Caixa afirmou que, na maioria dos casos, a mensagem de erro aparece quando o caixa eletrônico já não possui cédulas suficientes para o pagamento.
Valor menor que o esperado
O porteiro Deodato Silva, 27, de Maceió (AL), falou que tinha mais de R$ 700 para receber, mas só conseguiu sacar R$ 130. "Fiz a consulta antes e esperava receber todo o valor, agora terei que ver como fazer porque já me programei para pagar contas com esse dinheiro".
Silva foi orientado por funcionários a procurar a agência em outro dia da semana. "Fizeram uma consulta agora, dentro da agência, e não estão conseguindo ver a conta de uma empresa que trabalhei. Vou ter que voltar e espero que isso seja resolvido", afirmou.
Fonte: G1