Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Imposto de renda 2021: assistente virtual orienta o preenchimento da declaração

Contribuintes tem até o dia 31 de maio para preencher informações

23/05/2021 13:56

Receita Federal cria assistente virtual para orientar o contribuinte a preencher o Imposto de Renda. A ferramenta foi criada para tirar as dúvidas que podem surgir na hora de fazer a declaração, que em 2021 deve ser realizada até o dia 31 de maio.

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O órgão explica que o assistente virtual usa uma inteligência artificial que vai tentar responder diretamente à pergunta ou irá direcionar o contribuinte para o menu de assuntos sobre o tema. A Receita também informou que, como toda ferramenta que usa essa tecnologia, o assistente virtual precisa de um tempo para aprender as informações e isso vai acontecer no dia a dia. O Assistente Virtual da Receita Federal está disponível nas versões do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets. 


No Piauí, a Receita Federal espera receber cerca de 255.304 declarações do Imposto de Renda 2021, ano-base 2020. As restituições serão priorizadas pela data de entrega da DIRPF. Algumas categorias de contribuintes têm prioridade legal no recebimento da restituição: aqueles com 60 anos ou mais, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos; os portadores de deficiência física ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. 


Fonte: Com informações da Brasil 61
Mais sobre: