Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem 2015: Estudantes aprovam escolha do Tema da Redação

"œÉ algo que acontece todos os dias, e que quase ninguém se preocupa", disse um estudante.

25/10/2015 17:53

“A persistência da violência contra mulher na sociedade brasileira”. Sobre essa problemática, milhões de estudantes brasileiros tiveram que apresentar uma proposta de intervenção, na prova Redação do Exame Nacional do Ensino Médio. A escolha do tema foi aprovada, pelo menos para os candidatos que participaram da prova em Teresina.

Henio Moraes, 20, participou da maratona de provas do Enem pela segunda vez. Para ele, o tema desse ano foi inesperado. “Esperava que o tema da redação fosse mais relacionado às questões políticas, como corrupção ou crise econômica”, afirma.  Para o estudante, a escolha do tema foi positiva para ampliar o debate sobre a violência contra a mulher. “É algo que acontece todos os dias, e que quase ninguém se preocupa”, complementa.

A estudante Kariane Diogo, 19, acredita que teve um bom desempenho na prova de Redação do Enem 2015. Segundo ela, a escolha do tema foi importante para reacender na sociedade a importância da luta contra a violência. “É algo camuflado na nossa sociedade, mas que precisa ser amplamente debatido. Acredito que consegui desenvolver uma boa argumentação em cima desse tema”, avalia a jovem.

“Até que foi fácil”. É assim que o estudante Daniel Vitor define a prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio. “É um tema totalmente diferente do que eu imaginei, mas consegui ter um bom desempenho. Apostava que a crise migratória seria o tema da redação “comenta.

Ilana Maria é mais uma teresinense que aprovou a escolha do tema da Redação do Enem 2015. Em sua argumentação, a candidata ressaltou a importância das políticas públicas para fortalecer o combate à violência contra as mulheres no Brasil. “Os índices estão aumentando porque não existem campanhas preventivas sobre as formas de denunciar esse tipo de violência. Além disso, as mulheres que precisam de proteção não têm o amparo necessário por parte dos órgãos governamentais”, pontua.

Na avaliação do professor de Redação, Sammuel Souza, o tema da prova desse ano não foi algo surpreendente. Ele afirma que os estudantes que acompanham a problemática da violência contra mulher, através dos meios de comunicação, tiveram maior facilidade para construir uma argumentação.

“A prova do Enem segue a tendência de trabalhar temáticas relacionadas aos direitos das minorias. Violência contra mulher é um tema que já vinha sendo esperado, pois é algo presente no cotidiano dos brasileiros. O aluno que estava antenado às questões relacionadas a essa problemática, com certeza, teve um bom desempenho”, avalia o professor.

Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: