Muitas pessoas descansaram e curtiram o recesso de final de ano, mas chegou a hora de voltar à rotina e ser produtivo depois das férias. Alguns dias de pausa fazem com que percamos a rotina do nosso trabalho, tornando de forma mais lentos e com uma velocidade de raciocínio menor do que o normal. Mas para que o choque não seja tão grande, é importante seguir algumas dicas para que a rotina volte ao que era antes.
Veja abaixo 7 dicas de como ser produtivo após as férias
1 - Planeje sua rotina dois dias antes
Um dos principais problemas de quem começa a trabalhar depois das férias é a rotina de sono, que fica completamente desregulada. Assim, nos primeiros dias, é normal sentir um cansaço no início da manhã e uma sonolência no horário de expediente. Uma das maneiras de combater esse cansaço é reorganizar e planejar a rotina dois dias antes de retornar ao trabalho.
Comece simulando um dia normal de trabalho, acordando, almoçando e dormindo às horas normais. Ter esta atitude facilita para que, nos primeiros dias, já esteja habituado, afinal, nosso corpo e mente dependem de uma rotina e levam algum tempo para se habituar a ela.
2 - Organize seu dia
Ao retornar às atividades após as férias, a mente continua lenta, então, concentre-se em apenas uma tarefa. Comece pelas tarefas mais fáceis para ganhar motivação. Ao realizar as primeiras tarefas, você se sentirá motivado para realizar as demais.
3 - Saiba em que ponto se encontra o seu trabalho
Ao sair de férias, é normal delegar alguma tarefa aos seus colaboradores ou que entregue o seu negócio durante alguns dias a alguém de confiança. Por isso, uma das primeiras coisas a fazer quando retornar é saber em que ponto se encontra o seu trabalho. Veja como os projetos estão sendo desenvolvidos, quais os problemas a resolver ou se existe algum cliente insatisfeito que precise de atenção. Marque uma reunião e peça que o colocar a par de todos os detalhes.
4 - Aceite que terá dificuldades
Outro dos problemas de quem volta das férias é que tem dificuldades em aceitar que nos primeiros dias ficará mais lento a produzir. É perfeitamente normal que se sinta perdido! Reconhecer a sua dificuldade é o primeiro passo para não entrar em depressão ou recuperar rapidamente a motivação. Faça como os toxicodependentes: assuma que não está bem e encontre uma solução para o seu problema. Se fizer o contrário, irá entrar numa guerra interna muito grande, que impede que recupere mais rapidamente o seu ritmo de trabalho.
5 - Retire tudo o que o distrai
Uma das formas de recuperar mais rápido a sua forma anterior é deixar de lado tudo que o distraia, como as redes sociais e o próprio celular. Seja rígido consigo e não perca nem um minuto com estas ferramentas. O seu objetivo agora é regressar aos níveis de produtividade anteriores, o resto são pormenores que com o tempo começarão a ganhar a dedicação de outros tempos.
6 - Pense a longo prazo
A desmotivação no trabalho é recorrente quando retornamos das férias. Uma das formas de tentar driblar este período é planejar o que quer para os próximos meses. Sonhar o que deseja é uma das formas de conseguir se motivar. Pense a longo prazo para fazer esses sentimentos desaparecerem.
7 - Entre em “modo” de trabalho
Frases como “quem me dera voltar para a praia” ou “naquele hotel é que eu estava bem” são normais de acontecer depois do período de férias. Mas chegou o momento de voltar ao mundo real. Portanto, entre em “modo” de trabalho e evite frases como essas, que pouco ajudam a melhorar os níveis de produtividade.