Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com nomes já confirmados, Silvio mostra que terá controle total na gestão de pastas estratégicas

Os nomes confirmados para ocuparem secretarias importantes são da extrema confiança do prefeito eleito e se enquadram na cota pessoal do gestor.

24/10/2024 às 19h38

24/10/2024 às 19h38

Os primeiros nomes confirmados para o secretariado de Silvio Mendes foram divulgados nesta quinta-feira (24). O DIA confirmou que Ismael Silva comandará a Secretaria de Educação, Ellyo Teixeira a Secretaria de Comunicação, Ivila Araújo a Procuradoria Geral do Município, Aluísio Sampaio será o secretário de Desenvolvimento Econômico e Marcos Antônio Ayres vai para o comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Charles da Silveira será o secretário de Governo.

Em comum, todas as pastas acima são estratégicas e cuidarão de áreas sensíveis em que a prestação dos serviços impactam diretamente na imagem do gestor. O que chama a atenção em relação ao perfil dos nomes é que todos eles, sem exceção, são da extrema confiança do prefeito eleito, se enquadram na cota pessoal de Silvio Mendes e isso mostra que ele exercerá novamente o controle da gestão de forma centralizadora, tendo controle total na gestão de pastas estratégicas.

Este mesmo perfil é esperado para as nomeações na Fundação Municipal de Saúde, Strans, Secretaria de Finanças e Superintendências de Desenvolvimento Urbano.

Silvio Mendes sabe que em sua eleição para prefeito de Teresina, pesou sua experiência administrativa e a confiança que o teresinense tem na figura pessoal dele. Logo, entregar pastas importantes para aliados essencialmente políticos poderia gerar prejuízos à sua imagem e a própria gestão. Entregar uma secretaria com porteira fechada a um partido ou aliado nunca foi a forma de Silvio governar.

O gestor eleito tem histórico de gestão equilibrada, onde os aliados são respeitados, mas andam longe de mandar na gestão. O recado que Silvio passa aos aliados é o de que ele sabe a importância dos aliados, mas é ele quem dá as cartas em sua gestão. Diga-se de passagem, é assim que deve ser. É uma configuração totalmente diferente da atual gestão, onde Dr. Pessoa nem conhecia seus secretários, e muito menos o que cada um fazia em sua pasta.

Silvio Mendes vota cercado de apoiadores e diz que saúde será prioridade na sua gestão - (Jailson Soares/ODIA) Jailson Soares/ODIA
Silvio Mendes vota cercado de apoiadores e diz que saúde será prioridade na sua gestão