No dia 9 de julho, na próxima terça-feira, é celebrada a Revolução Constitucionalista de 1932, um movimento organizado pelo Partido Republicano Paulista (PRP), apoiada pelo Partido Democrático (PD) contra o governo do presidente Getúlio Vargas. A data não se trata de um feriado nacional, é considerada feriado estadual apenas em São Paulo.
Como São Paulo comemora este dia
Embora não seja feriado nacional, a data tem grande importância no estado de São Paulo, sendo considerada feriado estadual desde 1997, quando o deputado estadual Guilherme Gianetti encabeçou o Projeto de Lei nº 710/1995 aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo. Isso significa que as escolas e repartições públicas estaduais não funcionam nesse dia. No entanto, o ponto facultativo para o setor privado depende da convenção ou acordo coletivo de cada empresa. Na prática, muitas empresas concedem folga aos seus funcionários no dia 9 de julho, mas algumas podem optar por manter o expediente normal.
LEIA TAMBÉM
Por que é feriado em 9 de julho?
A data de 9 de julho é particularmente importante para o estado de São Paulo e dedicada à memória da Revolução Constitucionalista de 1932, teve como origem a insatisfação com o governo centralizador de Getúlio Vargas, marcada pelo fechamento da Assembleia Constituinte e pela intervenção federal em Minas Gerais, para elaborar uma nova constituição, que contribuiu para a redemocratização do país em 1945.
As comemorações do Dia da Revolução Constitucionalista em São Paulo, no dia 9 de julho, é marcada por diversas atividades cívicas, culturais e históricas, que visam homenagear os combatentes e preservar a memória da revolta. Alguns dos principais eventos que acontecem na capital paulista neste dia são: desfile cívico-militares, cerimonias oficiais e atividades culturais. O 9 de julho é mais do que um feriado estadual para o estado de São Paulo. É um dia para refletir sobre a importância da democracia, dos direitos civis e da luta pela justiça social.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.