O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou neste domingo (15) a prisão, que ocorreu no sábado (14), do ex-ministro e general da reserva Walter Souza Braga Netto, acusado de ser um dos principais articuladores de uma tentativa de golpe de Estado. Durante uma coletiva de imprensa de sua equipe médica, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Lula afirmou que Braga Netto tem direito à presunção de inocência, mas defendeu uma punição severa caso as acusações sejam comprovadas.
LEIA TAMBÉM
Braga Netto é um dos investigados no inquérito sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Segundo a Polícia Federal, a conspiração incluía planos para assassinar Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O general já foi indiciado, e a Procuradoria-Geral da República avalia o caso para decidir se ele será formalmente acusado.
“Ele [Braga Netto] tem todo o direito à presunção de inocência. O que eu não tive, quero que ele tenha. Mas, se esses caras fizeram o que tentaram fazer, terão que ser punidos severamente”, afirmou Lula.
O presidente também criticou a participação de autoridades militares na conspiração. “Não é possível admitir que, num país como o Brasil, tenhamos militares de alta graduação tramando a morte do presidente da República, do vice-presidente e de um juiz do Supremo”, disse o presidente.
A declaração ocorreu em sua primeira aparição pública após uma cirurgia no crânio realizada na semana anterior. O evento reuniu a equipe médica responsável pelo procedimento e abordou os próximos passos de sua recuperação.
LEIA TAMBÉM
Agenda e próximos passos de Lula
O presidente permanecerá em São Paulo até quinta-feira (19) para acompanhamento médico. Ele realizará novos exames para monitorar sua recuperação. Lula adiantou que fará uma reunião ministerial antes do final do ano e passará as festas de fim de ano em Brasília.
“Eu tenho reunião ministerial para realizar e, se possível, volto para o Natal com os catadores de materiais recicláveis em São Paulo. Passarei o Natal e o Ano Novo em casa, obedecendo às orientações médicas”, finalizou.
Com informações da Agência Brasil
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.