Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Evaldo Gomes comemora federação entre cinco partidos e vê benefícios para seu grupo em 2026

Ao O DIA, o parlamentar citou que a federação é uma saída para que as siglas sobrevivam e tenham sucesso nas estratégias eleitorais de 2026.

22/11/2024 às 16h44

22/11/2024 às 16h44

O deputado estadual Evaldo Gomes cumpriu agenda em São Paulo, ao lado de líderes do diretório nacional do Solidariedade e comemorou o avanço nas negociações para formalizar uma federação partidária entre PSDB, PRD, Cidadania, Solidariedade, com possibilidades também de ingresso do PV. Evaldo Gomes se reuniu com Paulinho da Força, presidente nacional do partido e Marília Arraes, liderança pernambucana de expressão nacional.

De camisa preta, o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força. - (Divulgação) Divulgação
De camisa preta, o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força.

Ao O DIA, o parlamentar citou que a federação é uma saída para que as siglas sobrevivam e tenham sucesso nas estratégias eleitorais de 2026. O objetivo do Solidariedade é eleger um deputado federal no Piauí, e com a federação, aumentam as possibilidade de sucesso da sigla.

“Não há chance de não cumprir a cláusula de barreira, caso a federação seja oficializada. Acredito que todo mundo sai beneficiado, todo mundo ganha, política se faz e se resolve as coisas com muita conversa. Acredito que no Piauí não tem dificuldade para a aliança, o importante é todo mundo conversar e se resolver”, disse ele.

O PSDB e o Cidadania já integram uma federação. O PRD e o Solidariedade se somariam ao grupo, e o PV, hoje integra uma federação com o PT, mas demonstra insatisfação na maioria dos estados, inclusive no Piauí.

Em 2022, o Solidariedade buscou eleger a vereadora Fernanda Gomes para a Câmara Federal, apesar da votação expressiva, a sigla não obteve sucesso.

A eleição para deputado federal é a mais interessante para os partidos, porque a votação para o cargo é levada em consideração para efeito de cumprimento da cláusula de barreira. Já as bancada do Congresso, também servem de critério para divisão dos recursos de fundo partidário, eleitoral, e tempo de propaganda no rádio e na televisão.

Evaldo Gomes participa de encontro. - (Divulgação) Divulgação
Evaldo Gomes participa de encontro.