Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fábio Novo e Silvio Mendes não demonstram clareza nas propostas relacionadas ao transporte público

Ambos não aprofundam discussões sobre uma das áreas mais importantes da cidade. Falta objetividade para tratar de um tema tão caro à população.

05/03/2024 às 16h00

Os dois principais candidatos a prefeito de Teresina, Silvio Mendes e Fábio Novo, ainda não demonstraram clareza quando o assunto é propostas para a mobilidade urbana na Capital piauiense. O tema será central nas eleições deste ano, tendo em vista a crise que o setor enfrenta em Teresina. A má prestação de serviços na área é histórica, mas foi acentuada na pandemia e desde então nunca retomou ao patamar antes da crise sanitária.

A cidade já teve 400 ônibus circulando diariamente, hoje, os números não são transparentes, mas a Strans fala em 250 ônibus. Trabalhadores do sistema informam que são menos de 200. A queda no número de passageiros é outra consequência da crise. A Capital já teve mais de 200 mil passageiros por dia, a Strans diz que hoje, a média é de 100 mil pessoas. Ao visualizar paradas de ônibus e os veículos vazios, fica difícil acreditar nos números oficiais.

Com a pandemia e a falta de transporte público coletivo, o cidadão deu seu jeito e aderiu a outros modais como serviços alternativos de transporte por aplicativo em carro ou moto, ligeirinhos, dentre outros. Na prática, o que deveria ser uma alternativa a mais passou a ser praticamente um serviço oficial, e que como consequência aumenta o gasto do cidadão para se deslocar e ainda não oferece as garantias que um serviço coletivo oficial deveria oferecer.

Voltando aos pré-candidatos, Fábio Novo e Silvio Mendes começaram verdadeiras romarias em entrevistas aos veículos de comunicação de Teresina. Na última semana, eles estiveram nas principais rádios e emissores de televisão da cidade. No que pese uma grande parte do tempo está se discutindo questões partidárias, em muitos momentos os pré-candidatos foram instigados a discutirem a cidade.

Quando o assunto é mobilidade urbana, ambos demonstraram que ainda não possuem propostas claras para o setor. Em entrevista ao programa Comando Geral, na O DIA FM, Silvio Mendes afirmou que pretende estudar o fim da faixa exclusiva de ônibus e se limitou a dizer que vai buscar gestores para concluírem o plano diretor iniciado em sua gestão. Faltou objetividade ao pré-candidato. Silvio Mendes foi prefeito por seis anos e três meses, teve a experiência de gerir o sistema. Espera-se que ele aproveite as entrevistas para demonstrar que conhece o problema e apresente a propostas no mínimo claras para a população. 

Já Fábio Novo, também durante entrevista ao programa Comando Geral, pouco discorreu sobre o assunto. Praticamente se limitou a dizer que tem buscado experiências em outras capitais e que falta gestão de dados para melhorar a tomada de decisão em Teresina. Talvez por causa da aliança atual com o grupo do ex-prefeito Firmino Filho, ele evitou repetir as criticas que fez em 2020 ao Sistema Integra. Ele concentrou as críticas a atual gestão. Concorrendo a prefeitura pela segunda vez, é necessário que o petista demonstre ter conhecimento com profundidade de um dos principais problemas da cidade e consiga apresentar com clareza o que fazer para enfrentar o desafio de fazer Teresina ter um modelo de transporte coletivo eficiente.

O transporte público é um dos principais serviços que impactam na qualidade de vida das pessoas, influenciando diretamente na economia do centro e dos bairros, no acesso das pessoas aos espaços de lazer e principalmente, na dignidade do ser humano, que não merece passar horas e horas, por dia, à espera de um transporte coletivo.