Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Gracinha Mão Santa quer enfrentar Rafael Fonteles em 2024 e 2026

A deputada tem reagido após as investidas do governo na eleição de Parnaíba

21/03/2024 às 08h00

21/03/2024 às 08h00

A deputada estadual Gracinha Mão Santa, do Progressistas, tem subido o tom contra a gestão do governador Rafael Fonteles. A comunicação da parlamentar patrocinou nas redes sociais recentemente um vídeo com críticas as viagens internacionais do chefe do Palácio de Karnak. Em seis dias, a publicação atingiu pouco mais de 30 mil visualizações. E, pelo que parece, ela não pretende parar. Nessa quarta-feira (20), Gracinha usou a tribuna da Assembleia Legislativa para apontar o dedo para o governo e também apresentar diversos requerimentos com pedidos de esclarecimento. A reação da deputada é, sem dúvida, uma consequência das investidas do governador Rafael Fonteles (PT) na disputa municipal em Parnaíba, onde ele é o principal fiador da candidatura de Dr. Hélio. 

Vem aí 2026

A estratégia de Gracinha não é só desgastar a imagem do governo na principal cidade do litoral do Piauí. Vai além disso. Com a bancada de oposição cada vez menor e mais pacífica na Alepi, ela quer ocupar esse vácuo, ser a principal voz oposicionista e pavimentar uma disputa pelo governo do Estado em 2026. Esse movimento, porém, terá efeito colateral. Rafael Fonteles será levado a pesar o braço já na eleição municipal deste ano no reduto eleitoral de Gracinha. 

Dois blocões

Silvio Mendes - (Divulgação ) Divulgação
Silvio Mendes

O discurso de “blocão”, do nós contra eles, sempre foi utilizado nas eleições municipais em Teresina. Firmino Filho soube usá-lo muito bem ao longo dos anos. Para 2024, no entanto, a estratégia é disputada pelas campanhas pelas duas principais campanhas. Silvio Mendes tem afirmado que o governo tem formado o “blocão” com os partidos da base. Com a confirmação da chapa Silvio/Jeová, chegou a vez de Fábio Novo pregar que Ciro Nogueira tem montado o seu “blocão”. 

Injeção de ânimo

A campanha de Fábio Novo analisou como positivo o evento de lançamento da chapa Silvio/Jeová nessa quarta-feira (20/). Nos bastidores, havia uma preocupação de que a militância petista estava até então acomodada devido o sentimento de “já ganhou”. Com a junção das duas forças políticas, a tendência é que militância, lideranças comunitárias e o próprio governo entre em campo para reforçar o nome de Novo. 

Trincheira da oposição

O Progressistas já tem data para o evento de filiações de prefeitos. Será dia 1º de abril. O presidente da sigla, Joel Rodrigues, que tem reclamado de assédio dos partidos da base do governo a prefeitos progressistas, aposta que o partido de Ciro Nogueira continuará como um dos quatro maiores do estado. Uma das filiações definidas é a do prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix. 

Filiação

O PSOL realiza na próxima terça-feira (26) um evento de filiação no Auditório da Adufpi a partir das 18h. O evento que deverá filiar 20 lideranças para compor a chapa proporcional contará com a presença da presidente nacional da sigla Paula Coradi. O partido enfrenta impasse na capital devido a federação com a REDE. 

Acostamento

As rodovias estaduais do Piauí precisam de mais acostamento. Um grave acidente nessa quarta-feira (20) na PI 113, entre os municípios de José de Freitas e Cabeceiras, no Norte do Estado, ascendeu a discussão. Um caminhão carregado de madeira apresentou problemas mecânicos, buscou o acostamento, mas parte do veículo ficou na rodovia pelo tamanho do acostamento. Um carro que seguia no mesmo sentido colidiu na parte que ficou na pista e uma idosa de 86 anos morreu.