Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nível do Rio Parnaíba deve apresentar elevação nas próximas horas

Com a elevação, o nível do rio deve apresentar cotas no entorno de 4,86 m, ainda abaixo da cota de Atenção.

13/04/2024 às 14h11

O nível do Rio Parnaíba, no trecho entre Teresina (PI) e Timon (MA), deve apresentar uma pequena elevação nas próximas 8h, segundo o Boletim de Alerta emitido pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba neste sábado (13). Atualmente, o nível do rio é de 4,82 m, portanto 8 cm abaixo da cota de Atenção (4,90 m), em situação de normalidade. Com a elevação, o nível do rio deve apresentar cotas no entorno de 4,86 m, ainda abaixo da cota de Atenção.

Conforme o quadro atual das estações monitoradas pelo Serviço Geológico do Brasil na Bacia do Parnaíba é de Atenção no rio Parnaíba em Coelho Neto (MA), Inundação no rio Parnaíba em Luzilândia (PI) nas cidades de Barras (PI), devido à cheia do rio Marathaoan, e Esperantina (PI), pela cheia do rio Longá. Nas demais cidades a situação atual é de normalidade, incluindo o rio Poti, em Teresina. 

A Barragem de Boa Esperança se encontra em 94,19% de seu volume útil e a vazão descarregada no momento continua na ordem de 893 m³/s, de acordo com dados da Chesf. 

Nível do Rio Parnaíba deve apresentar elevação nas próximas horas - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Nível do Rio Parnaíba deve apresentar elevação nas próximas horas

Rio Parnaíba, em Floriano, também deve ter elevação

A tendência de momento é de leve elevação do nível do rio Parnaíba em Floriano e em Barão de Grajaú, no Piauí, e em Coelho Neto, no Maranhão. Nessa localidade, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,82 m, abaixo da cota de Atenção (5,50 m), devendo sofrer elevação nas próximas 8h, com cota prevista de 4,90 m, permanecendo em condição de normalidade.

Em Teresina, é previsto que o rio Poti siga em recessão. Em todos esses casos a previsão é de manutenção do quadro atual, com apenas Coelho Neto em Atenção e os demais pontos em normalidade. Nas cidades já em situação de Inundação, a tendência de momento é de estabilização do rio Parnaíba em Luzilândia e de recessão em Barras, e em Esperantina, um pouco mais acelerada. 

Na cidade de Coelho Neto, a cota atual do rio Parnaíba é de 6,69 m, em condição de Atenção, com o rio apresentando tendência de se manter em equilíbrio. É previsto que o nível do rio chegue a valores próximos de 6,68 m nas próximas 8h, prosseguindo em situação de Atenção. 

Rio Marathaoan está acima da cota de inundação

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,80 m, 10 cm acima da cota de Inundação (5,70 m), com a tendência de equilíbrio do rio nas próximas 12h, com nível previsto da ordem de 5,80 m, continuando em situação de Inundação. 

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II, localizada em Teresina, é de 6,83 m. O rio está em processo recessivo, devendo chegar em valores da ordem de 6,72 m nas próximas 10h, portanto conservando a atual condição de normalidade.

Em Barras, o nível do rio Marathaoan no momento é de 4,35 m, 15 cm acima da cota de Inundação (4,20 m), devendo reduzir o nível nas próximas 8h caso não sejam observadas chuvas intensas, conservando a atual situação de Inundação e cotas da ordem de 4,28 m. 

O rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 7,69 m, 29 cm acima da cota de Inundação (7,40 m). A tendência de momento é que o rio se mantenha em recessão nas próximas horas, devendo chegar a valores entorno de 7,57 m, mas ainda em situação de Inundação.

Tendo em vista o quadro atual, solicita-se que os órgãos de salvaguarda mantenham as medidas de remediação em Barras, Esperantina e Luzilândia, todas em situação de Inundação.

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.