Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oposição na UFPI fecha chapa com Nadir Nogueira candidata a reitora e Edmilson Miranda vice

As eleições na UFPI não são diretas. Há um processo de consulta a comunidade universitária e também o Colégio Eleitoral responsável por elaborar a lista tríplice.

20/02/2024 às 19h30

A consulta acadêmica para formação da lista tríplice que faz parte do processo de escolha para reitor da Universidade Federal do Piauí, será realizada dia 24 de abril e as movimentações no espaço acadêmico estão sendo intensificadas. Pela oposição, Nadir Nogueira e Edmilson Miranda vão compor a chapa que reúne o grupo político que venceu as últimas eleições.

Nadir Nogueira é doutora em Nutrição e já ocupou diversos cargos na gestão superior da instituição, como pró-reitora da Assistência Social e vice-reitora por dois mandatos. Edmilson Miranda é pós-doutor em química e é o atual diretor do Centro de Ciências da Natureza.

Nadir Nogueira já ocupou diversos cargos na gestão da UFPI - (UFPI) UFPI
Nadir Nogueira já ocupou diversos cargos na gestão da UFPI

O atual reitor Gildásio Guedes ainda não decidiu se vai concorrer à reeleição, mas se movimenta para formar uma chapa competitiva. A professora Livia Nery, que hoje coordena o núcleo de Educação à Distância é o outro nome já confirmado no processo eleitoral.

As eleições na UFPI não são diretas. Há um processo de consulta a comunidade universitária e posteriormente, o Conselho Universitário elabora e encaminha a lista tríplice para o Ministério da Educação. No final das contas, a escolha oficial compete ao governo federal, mas a expectativa é que o atual governo Lula cumpra a tradição de escolher o vencedor na consulta acadêmica.

Professor doutor Edmilson Miranda - (Arquivo Pessoal) Arquivo Pessoal
Professor doutor Edmilson Miranda