A partir desta terça-feira (15), trabalhadores com carteira assinada nascidos em março e abril podem sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) referente ao ano-base 2023. A liberação faz parte do calendário de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep 2025, aprovado no fim do ano passado e executado ao longo deste ano.
LEIA TAMBÉM

Segundo dados da Caixa Econômica Federal, cerca de R$ 4,5 bilhões serão liberados somente neste mês. O cronograma de pagamento do abono salarial PIS/Pasep é organizado de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários e seguirá até 15 de agosto. O valor poderá ser consultado no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e também no Portal Gov.br.
No total, 25,8 milhões de brasileiros têm direito ao abono salarial PIS/Pasep 2025. Desse número, cerca de 22 milhões atuam na iniciativa privada e receberão o PIS, enquanto os 3,8 milhões restantes, entre servidores públicos, empregados de estatais e militares, têm direito ao Pasep. O pagamento será feito em seis lotes, com saques disponíveis até 29 de dezembro. Após essa data, a retirada dependerá de convocação específica do Ministério do Trabalho.
Pagamento
Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.
Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.
O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade via terminais de autoatendimento e portal ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.
Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu a recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.
Calendário de pagamentos
Nascidos em / Recebem a partir de:
- Janeiro: 17/02/2025
- Fevereiro: 17/03/2025
- Março: 15/04/2025
- Abril: 15/04/2025
- Maio: 15/05/2025
- Junho: 15/05/2025
- Julho: 16/06/2025
- Agosto: 16/06/2025
- Setembro: 15/07/2025
- Outubro: 15/07/2025
- Novembro: 15/08/2025
- Dezembro: 15/08/2025
Quem tem direito ao abono salarial?
O abono salarial do PIS/Pasep é destinado a trabalhadores que atendem aos seguintes critérios:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2023;
- Ter recebido, em média, até dois salários-mínimos mensais no período;
- Ter seus dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Os trabalhadores do setor privado recebem pela CAIXA (PIS), enquanto os servidores públicos recebem pelo Banco do Brasil (Pasep).
Como consultar valores e calendário de pagamento do abono salarial
Os beneficiários podem verificar se têm direito ao abono salarial e consultar valores por meio dos seguintes canais:
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
- Portal Gov.br
- Canal Telefônico 158
Para os trabalhadores nascidos em janeiro, a CAIXA disponibiliza a consulta às informações do pagamento pelos seguintes canais:
- App CAIXA Tem
- App CAIXA Trabalhador
- Portal Cidadão
Com informações da Agência Brasil
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.