Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Professores participam de audiência pública sobre o Plano Nacional de Educação e o novo ensino médio na Alepi

Durante a audiência, foram discutidas ações que podem ser realizadas para alcançar educação de qualidade no Brasil até 2024.

07/06/2023 às 13h17

26/09/2023 às 02h35

Parlamentares, gestores e representantes diretos da área da educação se reuniram, na manhã desta quarta-feira (07), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), para uma audiência pública que tratou sobre as ações que podem ser realizadas para alcançar as 20 metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e garantir acesso à educação de qualidade no Brasil até 2024.

Professores participam de audiência pública sobre o Plano Nacional de Educação e o novo ensino médio na Alepi - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Professores participam de audiência pública sobre o Plano Nacional de Educação e o novo ensino médio na Alepi

Durante a audiência, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Piauí (SINTE), Paulina Almeida, cobrou o cumprimento do PNE e criticou a implementação do Novo Ensino Médio.

“Nós estamos lutando pela revogação e, se não conseguirmos, pelo menos para a construção de um novo ensino médio que traga a sociedade para o debate, principalmente os profissionais da educação”, disse.

Paulina Almeida, presidente do SINTE - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Paulina Almeida, presidente do SINTE

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e também o Ensino Médio.

Na oportunidade, a vice-presidente da regional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) no Piauí, Samatha Savatore, também criticou o Novo Ensino Médio. Ela alegou que antes da realização de qualquer reforma, é necessário observar a realidade dos estudantes, principalmente os das escolas públicas.

“A educação é uma das principais ferramentas de transformação social e pode mudar a vida de milhares de pessoas. Não podemos aumentar ou reforçar as desigualdades existentes no nosso país”, falou.

Samatha Savatore,  vice-presidente da Ubes - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Samatha Savatore, vice-presidente da Ubes

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que propõe ao jovem opção por uma formação profissionalizante. Ele prevê aumento gradual no número de horas cursadas no ensino médio, além de reorganizar o currículo da etapa e aumentar a carga horária de 800 horas-aula por ano (o equivalente a 2.400 horas-aula em três anos) para 3.000 horas-aula ao final do ensino médio.

Mais sobre: