O candidato a prefeito de Teresina pelo União Brasil, Silvio Mendes, afirmou que a solução dos problemas enfrentados pela população na saúde será prioridade em sua gestão caso seja eleito para o comando do Palácio da Cidade. Mendes concedeu entrevista ao jornalista Douglas Cordeiro, no programa O DIA News, na O DIA TV.
Silvio Mendes explicou que para isso é preciso buscar equilíbrio financeiro com uma gestão eficiente de recursos. “Precisamos garantir vagas de internação hospitalar, agilidade nas consultas especializadas, e medicamentos disponíveis a população”, pontuou o candidato, acrescentando que reconhece que a Prefeitura gasta muitos recursos com o setor porque atende pacientes do interior do Piauí e do Maranhão.
Ainda em relação a saúde, Silvio Mendes citou sua experiência administrativa e disse que já resolveu uma vez os problemas da Capital e por isso, saberá resolver novamente. Como investimentos a médio e longo prazos, Mendes afirmou que a região da Santa Maria da Codipi precisa de uma maternidade e que é preciso garantir atendimento especializado a pacientes com câncer, catarata e outras doenças.
No transporte público, Silvio Mendes disse que o objetivo é colocar 450 veículos na rua, incluindo micro-ônibus e vans que adentrem os bairros, percorram as ruas mais próximas da população. Ele avalia que a solução na crise do transporte impactará positivamente também no fortalecimento do centro da cidade.
Para a revitalização do centro, o candidato disse que dezenas de entidades possuem boas propostas e o caminho será ouvir todas, discuti-las e decidir pelas mais eficientes, sabendo que o que vai determinar o sucesso do projeto é a lei do mercado. “É possível fazer habitação. É possível garantir mais segurança, atrações culturais, mas o comércio só vai se fortalecer se os empreendedores sentirem confiança em retornarem lojas que foram para os bairros para lá. E isso quem dita é a lei do mercado”, explicou.
O candidato do União Brasil também afirmou que gestão pública tem que ser feita com gente decente, sem demagogia, que conheça os problemas a fundo e tenha seriedade para fazer o que precisa ser feito. Silvio Mendes ainda direcionou criticas ao seu principal adversário, Fábio Novo, afirmando que o petista já enfrentou e ainda enfrenta problemas com prestações de contas.