Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após cassação do Prefeito por compra de voto, São Lourenço do Piauí elege novo gestor domingo

A disputa coloca no mesmo palanque partidos opostos em âmbito estadual, o PSD, aliado de Rafael Fonteles e comandado pelo deputado federal Júlio César, estará alinhado ao Progressistas de Ciro Nogueira que indicará o vice

01/08/2023 às 14h40

26/09/2023 às 15h46

Quatro meses após a cassação do prefeito de São Lourenço do Piauí, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) a cidade da região sul do estado voltará às urnas no próximo domingo (06) para eleger um novo gestor. Bira Damasceno foi cassado em agosto por captação ilícita de sufrágio (compra de votos), o ex-prefeito chegou a admitir a compra de votos em uma rádio.

Para esta nova eleição concorrem a coligação “São Lourenço em Boas Mãos”, formada pelos partidos PSD e PP, com os candidatos a Prefeito e Vice, Thiago Damasceno Ribeiro Santana e Wallacy Rangel de Oliveira Paes Damasceno. Thiago Damasceno, 34, é advogado e tem como base política o grupo do próprio tio, Bira Damasceno, cassado na cidade.

Prefeito cassado, Bira Damasceno - (Arquivo Pessoal/ Divulgação) Arquivo Pessoal/ Divulgação
Prefeito cassado, Bira Damasceno

Já a Federação “Brasil da Esperança – Fé Brasil”, é composta pelos partidos PT, PC do B e PV, com os candidatos a Prefeito e Vice, Raimundo Nonato de Sousa Marques e Marcelo Ribeiro de Oliveira.

A disputa coloca no mesmo palanque partidos opostos em âmbito estadual, o PSD, aliado de Rafael Fonteles e comandado pelo deputado federal Júlio César, estará alinhado ao Progressistas de Ciro Nogueira que indicará o vice. Na composição municipal o partido disputará o comando da cidade contra o próprio Partido dos Trabalhadores de Rafael Fonteles.

O município conta com 4.948 eleitoras(es) distribuídos em 9 locais de votação, 5 na área urbana e quatro na Zona Rural, com 16 seções eleitorais com quatro seções agregadas. Foram convocados 64 mesárias(os), 10 coordenadores de acessibilidade, além de mobilizados três servidores efetivos da Justiça Eleitoral, dois da Sede do TRE-PI e outro lotado no Cartório Eleitoral, três servidores requisitados e um terceirizado (agente cartorário). O TRE-PI enviou ao local 24 urnas eletrônicas.

A transmissão dos resultados obtidos das mídias extraídas das urnas eletrônicas de votação e a conferência dos materiais vindos das seções (Zerésimas, Atas de Seção, Cadernos de Votação) será feita publicamente na Câmara Municipal de São Lourenço do Piauí. A sede do Cartório da 13ª Zona Eleitoral, em São Raimundo Nonato, também estará a postos para a transmissão de resultados ao TRE-PI.

Sede do Tribunal Regional Eleitoral no Piauí - (Tribunal Regional Eleitoral/ Divulgação) Tribunal Regional Eleitoral/ Divulgação
Sede do Tribunal Regional Eleitoral no Piauí

Horário de votação

As seções eleitorais serão instaladas no sábado (5). Os mesários iniciaram suas atividades às 7h do domingo (6), com a emissão e assinatura da Zerésima pelas(os) mesárias(os), fiscais de partidos e coligações, eleitores, e eventualmente candidatos e autoridades presentes, em cada local de votação. A partir das 8h, será iniciada a votação estendendo-se até 17 h, e eventualmente prolongando-se além desse horário, caso hajam filas.

Com informações TRE Piauí
Mais sobre: