O Governo do Piauí vai lançar nesta segunda-feira (19) a Operação Água e Vida, um plano de contingência para minimizar os efeitos do El Niño no estado. O evento inicia às 11h e contará com a presença do governador Rafael Fonteles e secretários de estado que fazem parte do plano de ação. O lançamento ocorrerá no Palácio de Karnak.
A Operação vem após o governador Rafael Fonteles decretar emergência em 40 cidades do Piauí. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado da última quinta (15). De acordo com o gestor o motivo do decreto é a estiagem que atinge diversas cidades do estado. Este ano, devido ao fenômeno do “El Niño” a temporada chuvosa demonstrou irregularidade e preocupa especialistas.
No decreto o governador considerou “a irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos na maioria dos municípios piauienses, sobretudo na região do semiárido, em especial nos aglomerados dos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Vales dos Rios Piauí e Itaueira, conforme informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH provenientes das estações de acompanhamento do INMET e ANA”.
O Piauí, como grande parte do Nordeste brasileiro, é caracterizado pelo clima semiárido, com frequentes períodos de seca. As mudanças climáticas, intensificadas em 2024 pelo El Niño, aumentam a severidade e imprevisibilidade das precipitações, exigindo medidas preventivas para garantir o bem-estar da população e a preservação dos recursos naturais.
A Operação irá contar com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento, Instituto de Desenvolvimento do Piauí, Secretaria da Agricultura Familiar, Agespisa, Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Secretaria de Estado da Defesa Civil, Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica, Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Corpo de Bombeiros Militar.
Como funcionará a Operação?
O plano de ação terá seis eixos principais de atuação: Gestão Institucional Integrada, Segurança Hídrica, Segurança Alimentar, Sustentabilidade Econômica, Conhecimento e Inovação e Prevenção e Combate a Incêndios.
Confira a lista de cidades que estão em situação de emergência no Piauí
O governador declarou situação de emergência, provocada pela "Estiagem" com vigência de 60 (sessenta) dias nas 40 cidades a baixo. Veja a lista.
1. ACAUÃ
2. ALEGRETE DO PIAUÍ
3. ANÍSIO DE ABREU
4. AVELINO LOPES
5. BELÉM DO PIAUÍ
6. BONFIM DO PIAUÍ
7. BETÂNIA DO PIAUÍ
8. CAMPO ALEGRE DO FIDALGO
9. CAPITÃO GERVÁSIO OLIVEIRA
10. CARACOL
11. CRISTALÂNDIA
12. DIRCEU ARCOVERDE
13. DOM INOCÊNCIO
14. FARTURA
15. FRANCISCO MACÊDO
16. FRONTEIRAS
17. GEMINIANO
18. GUARIBAS
19. ITAINÓPOLIS
20. JACOBINA DO PIAUÍ
21. JOÃO COSTA DO PIAUÍ
22. JUREMA
23. MARCOLÂNDIA
24. MASSAPÊ
25. MONSENHOR HIPÓLITO
26. MORRO CABEÇA NO TEMPO
27. PADRE MARCOS
28. PAULISTANA
29. PAVUSSU DO PIAUÍ
30. PEDRO LAURENTINO
31. PIO IX
32. QUEIMADA NOVA
33. REDENÇÃO DO GURGUEIA
34. RIO GRANDE DO PIAUÍ
35. SÃO BRAZ DO PIAUÍ
36. SÃO JOÃO DA VARJOTA
37. SÃO LOURENÇO DO PIAUÍ
38. VÁRZEA BRANCA
39. VERA MENDES
40. WALL FERRAZ