Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Duas pessoas morrem em quatro dias por descarga elétrica em Oeiras

Segundo a polícia, ambas vítimas chegaram a ser socorridas por populares, mas não resistiram e vieram a óbito.

21/03/2024 às 17h10

21/03/2024 às 17h37

A cidade de Oeiras, no Sul do Piauí, registrou duas mortes nos últimos dias em decorrência de descargas elétricas. Segundo o 14º BPM, policiamento responsável da região, ambas vítimas chegaram a ser socorridas por populares, mas não resistiram e vieram a óbito.

A primeira vítima foi identificada como Franciel Pereira de Sousa Silva, de 28 anos. Ele morreu no último sábado (16), no Assentamento Caldeirões, em Oeiras. Franciel Pereira estava a serviço de uma construtora, quando, ao abrir uma porteira, tocou numa cerca de arame energizada, sendo atingido pela descarga elétrica e vindo a óbito logo em seguida.

A vítima chegou a ser socorrida, mas já tinha vind - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
A vítima chegou a ser socorrida, mas já tinha vind

Segundo testemunhas à polícia, o proprietário teria feito a ligação direta do arame energizado na tomada da residência, supostamente para evitar que crianças entrassem em sua propriedade. O caso será investigado pela Polícia Civil do Piauí.

Já o outro caso foi registrado nessa quarta-feira (20), quando um homem identificado como Anastácio Borges Leal, de 75 anos, morreu também vítima de descarga elétrica juntamente com um jumento. O caso ocorreu na localidade Buriti dos Reis, zona rural da cidade.

Duas pessoas morrem em quatro dias por descarga elétrica em Oeiras - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Duas pessoas morrem em quatro dias por descarga elétrica em Oeiras

Ao O Dia, o major Reginaldo, do 14º BPM, disse Anastácio Borges andava por uma área de vegetação com o animal, mas não percebeu que no local havia um fio de alta tensão no chão.

Ele estava passando, não viu o fio de alta tensão no chão e o jumento em que ele estava passou próximo, quando o animal pisou no fio e ambos morreram. O Copom entrou em contato com a Polícia Civil, dando ciência do ocorrido, como também repassou a informação para a guarnição da viatura que se deslocou até ao local

Major ReginaldoPolícia Militar do Piauí

Diante disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer a vítima, que ainda estava respirando, mas quando a ambulância do Samu chegou Anastácio Borges já havia chegado a óbito.

Outro lado

A reportagem do O Dia entrou em contato com a concessionária de energia no estado, a Equatorial Piauí. Por meio de nota, a empresa relatou que foi até o local realizar o desligamento da rede elétrica da região. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e realizou a remoção do corpo da vítima. A Polícia Técnico Científica realizou a perícia no local.

Confira a nota na íntegra:

A Equatorial Piauí informa que tomou conhecimento de um acidente com vítima fatal envolvendo a rede elétrica na zona rural de Oeiras, no povoado Buriti do Rei, nesta quarta-feira (20). A Distribuidora lamenta o ocorrido, se solidariza com os familiares e esclarece que está em contato com parentes da vítima para prestar todo o suporte necessário.

A empresa enviou uma equipe ao local para recompor a rede elétrica e restabelecer o fornecimento de energia no povoado. A Equatorial informa que está contribuindo com a apuração para identificar as causas do acidente.

Cuidados com a eletricidade no período chuvoso

O primeiro trimestre do ano é marcado pelo período chuvoso em todo o Piauí. Em março, as chuvas se intensificaram no estado: de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para as próximas semanas é de chuvas intensas de aproximadamente 100mm. Devido aos fortes eventos climáticos, é essencial ficar atento aos riscos relacionados à rede elétrica e descargas atmosféricas.

Caso esteja na rua e comece a chover, a orientação é se afastar de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados, e jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica. O recomendado é permanecer dentro de uma edificação ou local abrigado quando estiver chovendo. Caso não seja possível voltar para casa, procure alguma área coberta e segura para se abrigar.