Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Barras, Rio Marathaoan se aproxima da cota de inundação e preocupa autoridades

Dados são do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM). Nível do rio está em 4,11m; cota de inundação é de 4,20m.

06/04/2024 às 13h42

Dados do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) apontam que o nível do Rio Marathaoan, em Barras, está próximo da cota de inundação. O último boletim mostra que o nível registrado neste sábado (06) está em 4,11m, a apenas nove centímetros dos 4,20m que é a cota de inundação. A previsão é de que, ainda na tarde deste sábado o rio deva subir mais um centímetro. Um novo boletim deve ser publicado neste domingo (07) atualizando a situação do rio.

O Rio Marathaoan, em Barras, está na cota de inundação - (Reprodução/Whatsapp) Reprodução/Whatsapp
O Rio Marathaoan, em Barras, está na cota de inundação

Outro rio que está na cota de alerta e que se aproxima da cota de inundação, porém mais distante é o Rio Longá, em Esperantina, também no norte do Estado. Lá, o rio atingiu 6,49m, quando a cota de inundação é de 7,40m. Ambos os rios estão cheios devido às chuvas recentes que estão mais concentradas na região Norte e Centro-Norte do Piauí. Em abril, as precipitações pluviométricas continuarão a caírem mais nessas regiões do Estado.

Nível do Rio Marathaoan, em Barras, está próximo da cota de inundação. - (Reprodução / CPRM) Reprodução / CPRM
Nível do Rio Marathaoan, em Barras, está próximo da cota de inundação.

Os demais rios monitorados pela CPRM seguem dentro da normalidade. São eles, o Poti, Parnaíba e o rio Canindé; todos sem riscos de elevação do nível das águas. Com relação ao Marathaoan, o boletim do órgão alerta as autoridades de Barras e cidades circunvizinhas a tomarem precauções para evitar que a população ribeirinha sofra com possíveis alagamentos por conta do aumento do nível do rio

A Defesa Civil do Estado também está acompanhando os boletins do Serviço Geológico Brasileiro e pode, em conjunto com a Defesa Civil do município solicitar a retirada de famílias das regiões com maior risco de alagamento. Para este domingo (07) a previsão é de que possam ocorrer chuvas intensas em todo Norte, Centro-Norte e Sudoeste Piauiense. As chuvas podem atingir os 50mm, entre 20 e 30 mm/h, com ventos intensos (40-60 km/h). 

Com isso, além da elevação do nível dos rios, há uma possibilidade baixa do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros

A Defesa Civil reforça que, em casos de emergência, é importante informar imediatamente o ocorrido à Defesa Civil Municipal ou Estadual, além do Corpo de Bombeiros. Esses são os números dos órgãos:

-Corpo de Bombeiros - 193

-Defesa Civil Estadual - (86) 99495-9620.

________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.