Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pescadores são resgatados após 24h desaparecidos no mar em Parnaíba

Barcos em que dois deles estavam foi atingido por uma forte onda e acabou perdendo o motor, que caiu na água.

28/03/2024 às 12h50

28/03/2024 às 12h50

Um grupo de seis pescadores ficou 24 horas à deriva em alto mar na região do Delta do Parnaíba, no litoral piauiense, após uma série de incidentes. Por volta das 5h da manhã de ontem (27), dois pescadores saíram para alto mar na praia Pedra do Sal, em Parnaíba, mas a canoa em que estavam foi atingida por uma forte onda que fez o motor da embarcação cair na água e o barco virar.

Sem ter como retornar para casa, os pescadores usaram a canoa virada como apoio para não afundarem enquanto aguardavam por algum socorro. Em razão da demora na volta deles, os familiares decidiram pedir ajuda de outros pescadores para iniciar as buscas. Horas depois, uma canoa com quatro homens que passava perto do local onde o incidente ocorreu conseguiu avistá-los e socorrê-los, mas esta embarcação também apresentou problemas no motor e o grupo ficou impossibilitado de voltar à terra-firme.

Pescadores ficaram 24 horas desaparecidos no mar em Parnaíba - (Reprodução) Reprodução
Pescadores ficaram 24 horas desaparecidos no mar em Parnaíba

Em aplicativos de mensagens, familiares e conhecidos começaram a se mobilizar para tentar encontrar os pescadores desaparecidos. Em um áudio compartilhado pelas redes sociais, moradores da Pedra do Sal faziam apelos para que quem pudesse, entrasse em contato com as autoridades marítimas e equipes de salvamento.

“Pedimos que liguem para os órgãos competentes, a Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros, para vir para a Pedra do Sal. Saíram duas canoas de manhã para alto mar e até agora não retornaram. São pescadores desaparecidos. Não sabemos ainda de nada, mas nessas horas a gente só pensa coisas ruins”, disse um morador da Pedra do Sal em um apelo em um grupo de Whatsapp.

Por volta das 22h de ontem (27), cerca de 17 horas após o desaparecimento dos pescadores, os familiares acionaram o Corpo de Bombeiros, que iniciaram as buscas, mas, por conta da pouca visibilidade, tiveram que interromper os trabalhos durante a madrugada de hoje (28). No começo da manhã, próximo às 5h, ou seja, um dia após o desaparecimento, o grupo de pescadores foi encontrado à deriva na região da Barra das Canárias, no Delta do Parnaíba.

O grupo foi resgatado e trazido à salvo para Parnaíba.