A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou no Piauí a maior apreensão de cocaína do Brasil até aqui neste domingo (05). Foram apreendidos 675 tabletes de substância análoga a cocaína e mais 100 tabletes de pasta base. A droga estava escondida em meio a um carregamento de milho, e foi avaliada pela PRF em mais de R$ 133 milhões. A ação começou na BR 020, inicialmente em Santo Antônio de Lisboa (PI) seguindo para Picos (PI), com apoio da Polícia Militar (PM).
De acordo com informações do Inspetor Adel Barbosa, uma equipe da PRF abordou o condutor e um passageiro do veículo. O veículo em questão, um VW/29.520 METEOR 6X4 (caminhão), de cor branca, era conduzido por um homem de 36 anos, acompanhado por um homem de 32 anos. Durante a abordagem, os ocupantes demonstraram nervosismo e deram respostas inconsistentes às perguntas dos policiais, levantando suspeitas sobre a carga.
“A atitude do condutor causou estranheza. Pelo nome identificamos que o condutor já tinha passagens por porte ilegal de arma de fogo. E o passageiro já havia sido peso por droga. Os policiais foram verificar a carga de milho a granel, viram as caixas de tablete e dentro, os tabletes de cocaína”, informou o inspetor Adel Barbosa.
Ainda segundo a PRF, a droga está mudando de rota e agora está vindo pelo Sul do Estado, com destino as cidades que ficam na divisa entre o Piauí e o Ceará. Os entorpecentes foram apreendidos e o condutor do veículo foram encaminhados a Central de Flagrantes de Picos para adoção dos procedimentos cabíveis.
Os policiais fizeram uma acariação inicial e questionaram de quem seria a droga. Porém, os dois homens não falaram na entrevista preliminar. Porém, acredita-se que organizações criminosas que já atuam no Piauí sejam as responsáveis pelos entorpecentes. O volume apreendido representa quase três vezes o total de cocaína apreendida no estado do Piauí em todo o ano de 2023, confirmando-se como a maior apreensão de cocaína do país em 2024. No ano passado, a PRF apreendeu cerca de 45 toneladas de cocaína em todo o Brasil. Em 2024, são mais de 12,5 toneladas apreendidas no país.
Prática de transportar drogas configura crime
Tráfico - previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006.
Vender, comprar, produzir, guardar, transportar, importar, exportar, oferecer ou entregar para consumo, mesmo que de graça, dentre outras condutas. Pena: 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de multa. Assim, nos casos de tráfico de drogas, a pena de reclusão, acrescida de 500 a 1.500 dias-multa.
Porém, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira que suspeitos de tráfico de drogas têm direito à liberdade provisória, assim como qualquer outro cidadão que responde a processo criminal.
________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade.