Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rompimentos, Lula e Bolsonaro marcam eleição suplementar em Dom Expedito Lopes

Ao todo, três chapas concorrem em um cenário improvável até sua confirmação com o registro das candidaturas, prazo que finalizou no dia 3 de fevereiro

02/03/2024 às 13h26

Os eleitores do município de Dom Expedito Lopes, a 295 Km ao Sul de Teresina, vão às urnas no próximo domingo (3) para escolher novo prefeito e vice em eleição suplementar determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Rompimentos políticos, disputa entre apoiadores de Lula e Bolsonaro e até impedimento de candidatura marcaram a eleição em que o vencedor ficará apenas 10 meses do cargo. 

Ao todo, três chapas concorrem em um cenário improvável até sua confirmação com o registro das candidaturas, prazo que finalizou no dia 3 de fevereiro. As duas principais candidaturas são protagonizadas por dois ex-secretários da gestão do prefeito cassado, Valmir Barbosa. Joaquim Barbosa (PT), ex-secretário de Assistências Social; e Jonas Carvalho, ex-secretário de Finanças. Uma terceira candidatura é encabeçada por Agenor Ferreira Lima (MDB), ex-prefeito que já comandou o município por duas vezes e conseguiu eleger a esposa por um mandato. 

Três chapas concorrem em um cenário improvável até sua confirmação com o registro das candidaturas - (Reprodução) Reprodução
Três chapas concorrem em um cenário improvável até sua confirmação com o registro das candidaturas

A disputa eleitoral deste ano começou a se desenhar em Dom Expedito Lopes ainda na eleição presidencial entre Lula e Bolsonaro. Joaquim Barbosa, candidato do PT, era titular da pasta da Assistência Social e declarou voto em Lula, contrariando o posicionamento da gestão de Valmir (Republicanos), que era simpatizante de Bolsonaro. Após a eleição, Joaquim foi exonerado do cargo e alegou que o principal motivo foi o voto em Lula.

Em dezembro do ano passado, uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), sacudiu a política local ao confirmar a cassação do prefeito e da vice, Evanil Conrado, por compra de votos na eleição municipal de 2020. A sentença reforçou a determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) de uma nova eleição para prefeito da cidade.

Com o cargo vago, foi empossada como prefeita a presidente da Câmara Municipal de Dom Expedito Lopes, Renata Belo, do Republicanos. A gestora passou a articular sua candidatura no pleito suplementar com Joaquim do PT como vice na chapa. Valmir Barbosa, contudo, resolveu indicar o então secretário de Finanças, Jonas Carvalho (Republicanos) como o seu candidato, e conseguiu garantir nas instâncias partidárias impedir a candidatura de Renata, o que provou a divisão do grupo liderado pelo ex-prefeito. A prefeita interina, por sua vez, lançou Joaquim do PT como o candidato da ala que a acompanhou. 

A campanha que iniciou no dia 3 de fevereiro também foi marcada pela divisão da base governista. Enquanto a candidatura petista produziu material com a utilização da imagem de Lula, Rafael e Wellington Dias, o candidato Agenor Ferreira fez questão de gravar vídeo com a declaração de apoio do vice-governador Themístocles Filho (MDB). Já Jonas Carvalho focou no legado do ex-gestor.