A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) prestou socorro neste domingo (03) a uma criança que se afogava durante uma festa no município de Francisco Macedo, no interior do Piauí, na noite de ontem. O incidente ocorreu enquanto a parlamentar participava de um evento de comemoração pela eleição de um vereador local.
De acordo com a assessoria de Bárbara do Firmino, um menino de cinco anos, identificado como Wellington Rafael, sofreu uma convulsão dentro da piscina e começou a se afogar. A parlamentar, que é médica, realizou os primeiros socorros e conseguiu reanimar a criança. Vídeos gravados por populares mostram o momento em que a deputada usa protocolo de primeiros socorros, e massageia a criança e logo em seguida faz respiração boca a boca, tentando fazê-la voltar a respirar.
Após o atendimento inicial, o menino foi encaminhado ao Hospital Justino Luz, em Picos, onde passou por exames e foi liberado algumas horas depois. Mais tarde, Bárbara do Firmino reencontrou Wellington e sua família. Ao rever o menino, Bárbara pergunta: "Você lembra de mim? Lembra?". O menino balança com a cabeça, sinalizando que sim.
"Ainda bem que deu tudo certo. Tá tudo bem, graças a Deus", comemorou a Bárbara. Logo após, a a deputada cumprimenta parentes do menino, que agradecem pelo salvamento.
Confira o vídeo:
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Medidas para evitar afogamentos
Algumas medidas podem ajudar a evitar afogamentos, tanto de crianças quanto de adultos. Confira!
- Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe;
- Não ultrapasse faixas e placas de avisos;
- Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas;
- Procure sempre local onde exista a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros;
- Evite nadar sozinho;
- Não tome bebida alcóolica antes de entrar na água;
- Não se afaste da margem;
- Não salte de locais elevados para dentro da água;
- Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;
- Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo;
- Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;
- Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas;
- Não abuse se aventurando perigosamente;
- Não deixe as crianças sozinhas.
Como proceder em casos de afogamentos?
Em caso de afogamento, o Corpo de Bombeiros do Piauí aconselha cuidados de primeiros socorros para ajudar a vítima a respirar. “É importante realizar o hisparmos da glande, ou seja, retirar a água que entrou na garganta e, assim, liberar as vias respiratórias; pode ser puxando a língua. No caso de ainda continuar sem respiração, é importante realizar o procedimento boca-boca”, orienta o major José Veloso.
Para entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, a população deve ligar para o número 193. “É importante revelar o tempo de resposta o mais rápido possível para que possamos atender e salvar a vida”, indica.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.