Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Biden afirma que irá custear a reconstrução da ponte de Baltimore

Ainda não há indícios do que pode ter causado a colisão do navio com a ponte em Baltimore

27/03/2024 às 10h40

27/03/2024 às 10h40

Após a Ponte Francis Scott Key em Baltimore desabar ao ser atingida por um navio de carga na madrugada da última terça-feira (26), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden afirmou que o governo federal irá custear a reconstrução da ponte de Baltimore perdida pelo acidente.

“É minha intenção que o governo federal pague por todo o custo de reconstruir essa ponte e espero que o Congresso apoie meu esforço”, disse Biden, falando da Casa Branca antes de uma viagem à Carolina do Norte.

Biden afirma que irá custear a reconstrução da ponte de Baltimore - (Reprodução/ Stream Time ) Reprodução/ Stream Time
Biden afirma que irá custear a reconstrução da ponte de Baltimore

“Falei com o Governador [Wes] Moore esta manhã, bem como com o Presidente da Câmara de Baltimore, com o Executivo do Condado, com os dois senadores do estado e com o meu Secretário dos Transportes”, informou Biden. “Eu disse a eles que vamos enviar todos os recursos federais de que precisam para responder a esta emergência. E quero dizer, todos os recursos federais, e vamos reconstruir aquele porto juntos”, completou.

Ainda não há indícios do que pode ter causado a colisão do navio com a ponte em Baltimore. O chefe do executivo americano afirmou que tudo não passou de um terrível acidente.

“Tudo indica que foi um acidente terrível. Neste momento, não temos nenhuma outra indicação, nenhuma outra razão para acreditar que foi qualquer ato intencional”, disse o presidente americano.

Entenda o que aconteceu com a ponte de Baltimore

Um navio de carga transportando contêineres colidiu com a ponte enquanto navegava para fora do porto de Baltimore, Maryland, na escuridão da terça-feira, enviando carros e pessoas para o rio abaixo e fechando um dos portos mais movimentados da costa leste dos Estados Unidos.

Antes da colisão, a tripulação notificou as autoridades com uma chamada de “socorro” que permitiu que o tráfego fosse parado antes do impacto, o que provavelmente salvou diversas vidas, disse o governador de Maryland, Wes Moore.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Duas pessoas foram retiradas do rio Patapsco, disse o chefe dos bombeiros de Baltimore. Uma não ficou ferida e a outra foi levado para um centro de trauma local em “condição muito grave”, disse o chefe dos bombeiros. Os socorristas buscam por pelo menos seis desaparecidos nas águas geladas do rio.

A queda da ponte, que deteve indefinidamente o fluxo de navios dentro e fora de Baltimore, pode prejudicar a economia local, sobrecarregar as cadeias de suprimentos e atrasar as entregas ao longo da costa leste dos EUA.

_______________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da CNN Brasil e edição de Ithyara Borges