Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cinzas de Stephen Hawking serão enterradas junto de Darwin e Newton

Após cremação, restos mortais do astrofísico repousarão na Abadia de Westminster, que abriga sepulturas de grandes nomes da ciência mundial.

21/03/2018 14:48

Além de ser a igreja em que as rainhas e reis da Inglaterra são coroados, a Abadia de Westminster também abriga os túmulos de monarcas, escritores e cientistas que participaram de maneira decisiva da história do Reino Unido.

Agora, ao lado de figuras como Isaac Newton e Charles Darwin, repousarão agora as cinzas de Stephen Hawking, que morreu na última quarta-feira, aos 76 anos de idade. 

A honraria reservada ao astrofísico é para poucos: essa é a primeira vez em 30 anos que uma figura pública será enterrada na Abadia — o último cientista a ter seu túmulo abrigado no local foi Joseph John Thomas, que descobriu o elétron e morreu em 1940. 

Construída em 1050, a Abadia de Westminster está localizada no centro de Londres. Desde a Reforma Anglicana de Henrique VIII (em 1534), a igreja deixou de fazer parte da tradição católica para ser um templo anglicano. No interior da Abadia há o Trono de Eduardo, que desde o século 14 é utilizado para coroar as rainhas e reis da Inglaterra.

O físico e matemático Isaac Newton, responsável pela revolução científica do século 18, foi enterrado com honras na Abadia de Westminster em 1727. O naturalista Charles Darwin, pai da teoria da evolução, morreu em 1882 e foi enterrado próximo a Newton e a William Herschel, astrônomo alemão que naturalizou-se inglês. 

Fonte: Galileu
Mais sobre: