Foguete da SpaceX tomba e explode após pousar - veja vídeo

Bilionário Elon Musk, CEO da empresa, diz que gelo travou sistema de pouso. Espaçonave Falcon 9 conseguiu colocar satélite em órbita antes de se destruir.

18/01/2016 09:33h

Compartilhar no

Vídeo registrou momento em que foguete Falcon 9, da SpaceX, tombou e explodiu depois de pousar (Foto: Instagram/Divulgação/elonmusk)

Vídeo registrou momento em que foguete Falcon 9, da SpaceX, tombou e explodiu depois de pousar (Foto: Instagram/Divulgação/elonmusk)

Um foguete Falcon 9, da empresa privada de exploração espacial SpaceX, explodiu na manhã deste domingo (18) ao tentar pousar em uma plataforma de lançamento no mar.

O Falcon 9, protótipo capaz de decolar e depois usar seus propulsores para pousar de maneira controlada, conseguiu retornar ao ponto onde deveria chegar. Logo após tocar o solo e desligar seus propulsores, porém, o foguete tombou e explodiu.

Um vídeo do acidente foi compartilhado no Instagram pelo bilionário Elon Musk, presidente do PayPal e da montadora Tesla Motors, que criou a SpaceX. Veja a filmagem.

Segundo ele, a causa do acidente, ocorrido às 11h45, provavelmente foi o acúmulo de gelo em mecanismos do foguete.

O Falcon 9 havia decolado uma hora antes de uma base aérea próxima a Los Angeles, num ambiente enevoado. Segundo Musk, a umidade presente durante o lançamento pode penetrado em partes do foguete e congelado no espaço, travando o sistema de suporte retrátil que deveria sustentar o foguete no pouso.

Apesar da destruição do primeiro estágio do Falcon 9 -- a parte do foguete que é efetivamente reaproveitável --, ele conseguiu cumprir sua missão. A espaçonave colocou em órbita o satélite Jason-3, que vai ajudar cientistas da Nasa a monitorarem o nível do mar.

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!

Compartilhar no
Fonte: G1

Deixe seu comentário