Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sorteio da Libertadores 2024: onde assistir ao vivo, horário e regras

Ao todo, 32 times irão disputar o título da competição mais importante da América do Sul.

18/03/2024 às 08h29

Na noite desta segunda-feira, 18 de março, os grupos da Libertadores 2024 serão oficialmente definidos na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), localizada em Luque, no Paraguai. O sorteio terá início às 20h, com transmissão ao vivo pelos canais ESPN, Star+ e Paramount+. Um total de 32 equipes competirão pelo cobiçado título de melhor time do continente sul-americano.

Sorteio da Libertadores será realizado hoje (18) - (Reprodução / Conmebol) Reprodução / Conmebol
Sorteio da Libertadores será realizado hoje (18)

Como funciona o sorteio da Libertadores?

O Fluminense, que é o atual campeão, encabeça o Grupo A. O sorteio começa pelo Pote 1 com os cabeças de chave do grupo, e posteriormente os outros potes. Os clubes serão repartidos em oito grupos, que terão um time de cada pote. Clubes do mesmo país não podem se enfrentar nesta fase da competição. A exceção se dá sobre as equipes que disputaram a fase prévia. Esses times podem cruzar o caminho de compatriotas. A fase de grupos da Libertadores começa no dia 3 de abril.

Confira os potes do sorteio da Libertadores:

  • Pote 1:

Fluminense (Grupo A), Palmeiras, River Plate-ARG, Flamengo, Grêmio, Peñarol-URU, São Paulo, LDU-EQU

  • Pote 2:

Atlético-MG, Independiente Del Valle-EQU, Libertad-PAR, Cerro Porteño-PAR, Estudiantes-ARG, Barcelona-EQU, Bolívar-BOL, Junior Barranquilla-COL

  • Pote 3:

San Lorenzo-ARG, The Strongest-BOL, Universitario-PER, Deportivo Táchira-VEN, Rosario Central-ARG, Alianza Lima-PER, Millonarios-COL, Talleres-ARG

  • Pote 4:

Caracas-VEN, Huachipato-CHI, Cobresal-CHI, Liverpool-URU, Palestino-CHI, Botafogo, Colo Colo-CHL, Nacional-URU ou Always Ready-BOL

Brasil poderá conquistar o sexto título consecutivo da Libertadores

Com gols de Cano e John Kennedy, o Tricolor carioca conquistou a Libertadores ao vencer o Boca Juniors, por 2 a 1. A histórica atuação dos jogadores do Fluminense deu ao clube centenário o maior título da sua história. O time comandado por Fernando Diniz foi o 11º clube brasileiro a levantar a taça. O título do Fluminense entra para a história da competição continental como a maior sequência de conquistas dos clubes brasileiros. A vitória tricolor é o quinto título seguido do Brasil no torneio. 

Nenhum outro país da América do Sul conquistou tantos títulos em sequência. Em 2024, o país poderá conquistar o sexto título consecutivo. Antes do Fluminense, os quatro títulos em sequência dos brasileiros foram: Flamengo (2019 e 2022) e Palmeiras (2020 e 2021). Foram 15 anos de espera desde a última fez que o Tricolor disputou uma final de Libertadores - em 2008 os cariocas perderam nos pênaltis para os equatorianos da LDU. A história hoje no Maracanã foi outra: além do título, os tricolores garantiram premiação total de quase R$ 95 milhões.

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.