Willis Gibson, adolescente norte-americano de 13 anos, alcançou um feito inédito na história: a de zerar o famoso jogo Tetris. Em 2024, o jogo completa 40 anos, três vezes mais que a idade do jovem que atingiu o nível 157 do clássico videogame.
Acredita-se que Willis Gibson seja o primeiro ser humano que conseguiu chegar ao ponto máximo do jogo Tetris. Em um vídeo publicado nessa terça-feira (2) no YouTube, o adolescente, que tem o apelido virtual de “Blue Scuti”, registrou o momento exato em que videogame é “travado”.
“Vou desmaiar, não consigo sentir meus dedos. Quando comecei a jogar este jogo, nunca esperei travar o jogo ou zerá-lo”, disse o jovem no vídeo publicado.
O adolescente começou a competir no jogo já em 2021 e os primeiros campeonatos passaram a ser registrados em nome dele em 2022.
Em outubro do ano passado, Willis chamou atenção na comunidade do Tetris ao conquistar o 3º/4º lugar no Classic Tetris World Championship, onde recebeu o prêmio de US$ 1,35 mil (equivalente à cerca de R$ 6,75 mil, aproximadamente).
O videogame
O jogo viciante Tetris foi criado por um engenheiro soviético em 1984 e popularizado no Nintendo Entertainment System. Até o momento, mais de 200 variantes oficiais do Tetris foram lançadas em pelo menos 70 sistemas, um recorde mundial de acordo com o Guinness World Records.
No jogo Tetris, uma série de blocos, de diferentes formas, desce na tela, com o jogador precisando manipulá-los para encaixá-los nos blocos debaixo, de modo a compor linhas dos mesmos tipos de blocos para eliminá-las, abrindo espaço para outras peças.
Por ser um jogo simples e com jogabilidade viciante, o Tetris teve um sucesso duradouro ao longo das décadas. O jogo foi lançado em uma ampla variedade de plataformas, desde os primeiros computadores até consoles de videogame modernos, e continua a ser apreciado por jogadores de todas as idades. Apesar de ter sido adaptado em novas versões, a essência do jogo original permaneceu intacta.