Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Valentine’s Day é comemorado nesta quarta (14); veja curiosidades

A data é uma versão do Dia dos Namorados, comemorado no Brasil no dia 12 de junho, e é dedicada a celebrar o amor entre casais e namorados

14/02/2024 às 10h43

Hoje, dia 14 de fevereiro, é celebrado o Valentine’s Day em muitos países da Europa e nos Estados Unidos. A data é uma versão do Dia dos Namorados, comemorado no Brasil no dia 12 de junho, e é dedicada a celebrar o amor entre casais e namorados. Mas você sabe por que o Valentine’s Day é comemorado hoje?

Valentine’s Day é comemorado nesta quarta (14) - (Reprodução/Freepik) Reprodução/Freepik
Valentine’s Day é comemorado nesta quarta (14)

Também conhecido como Dia de São Valentim, o Valentine’s Day é celebrado no dia 14 de fevereiro baseado em tradições e lendas associadas ao santo. Uma das lendas diz que São Valentim, um padre que viveu no século III d.C., foi martirizado por realizar casamentos secretos para soldados romanos, contrariando as ordens do imperador. Ele foi eventualmente capturado, preso e condenado à morte.

Em uma das menções ao santo na história, o Sacramentário Gelasiano do século VIII, um dos livros de liturgia cristã mais antigos do mundo, registrou a celebração da Festa de São Valentim em 14 de fevereiro.

Apesar das lendas não serem confirmadas, São Valentim passou a ser venerado como um santo cristão associado ao amor e ao romantismo.

Apesar de não ser feriado em nenhuma país, assim como o Dia dos Namorados no Brasil, o Valentine’s Day é uma data comercialmente importante. Muitos casais aproveitam a data para trocar presentes, flores e chocolates como forma de demonstrar o amor. É também comum que, nos países em que o Dia de São Valentim é comemorado, muitos casais participem de jantares românticos ou façam algo especial para mostrar o sentimento pelo amado.

Confira algumas curiosidades sobre a data:

1. Uma das curiosidades que permeiam a comemoração é que o primeiro cartão de Valentine’s Day foi enviado pelo Duque de Orleans à sua amada em 1415, há mais de 600 anos.

2. O Valentine’s Day é celebrado em vários países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e França.

3. O Brasil é um dos poucos países de cultura ocidental em que o dia em comemoração ao amor, conhecido como Dia dos Namorados, ganha uma data diferente, no dia 12 de junho.

4. No Japão, o Valentine's Day é um pouco diferente, com as mulheres geralmente presenteando os homens com chocolates.

5. Embora seja uma data centrada no amor romântico, em muitos países, como Estônia e Finlândia, a data é conhecida como “Dia da Amizade”. Neste dia, as pessoas trocam cartões e presentes não apenas com parceiros românticos, mas também com amigos e familiares.