Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Seminários O DIA discute Energias Renováveis no Piauí; veja como se inscrever

O evento vai ocorrer no Sesc Cultural, localizado na avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina, e ofertará gratuitamente ao público duas palestras e três mesas-redondas.

07/04/2022 15:36

A Fundação Cultural Octávio Miranda promove no dia 21 de junho, a partir de 7h30, a 1ª Edição do Seminários O DIA em Debate, que na ocasião, vai discutir a “Energia Sustentável - vetor de desenvolvimento do Piauí”. O evento vai ocorrer no Sesc Cultural, localizado na avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina, e ofertará gratuitamente ao público duas palestras e três mesas-redondas debatendo temas que envolvem a geração de energias renováveis, sustentabilidade, o meio ambiente, a economia e o desenvolvimento. Ao final do dia, será entregue o Selo O DIA Cidades Eficientes em Energias Renováveis para prefeituras de municípios que geram energias limpas.

(Foto: Divulgação/Secom)

A 1ª Edição do Seminários O DIA em Debate, tem como público-alvo estudantes e profissionais relacionados a engenharia elétrica, mecânica, de produção, administração, economia, direito, além de empresários do setor de energias eólica, solar e biomassa, ambientalistas, dentre outros. 

Clique na imagem abaixo e faça sua inscrição

Faça sua inscrição

A palestra de abertura será proferida pelo professor Marcos Lira, engenheiro eletricista referência nos estudos de energia no Piauí e doutor em desenvolvimento e meio ambiente. Ainda no turno da manhã, haverá uma mesa-redonda que vai discutir “A cadeia de produção das energias renováveis no Piauí e o ambiente de negócios”. 

No turno da tarde, o advogado empresarial Campelo Filho, doutor em Direito e Políticas Públicas e que vai palestrar sobre “Concessões Públicas, PPPs na administração pública e captação de recursos por Prefeituras por meio do setor elétrico”. Em seguida, serão realizadas duas mesas-redondas. 

(Foto: Divulgação/ Casa dos Ventos)

Na primeira, haverá um debate sobre “O cenário da geração e distribuição da energia no Piauí e o impacto da energia solar habitacional”, e na segunda, empresários e especialistas vão discutir “Biomassa e Sustentabilidade”. 

A 1ª Edição do Seminários O DIA em Debate “Energia Sustentável - vetor de desenvolvimento do Piauí” tem como parceiros o Sesc e o Grupo Olho D´água, e o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí, entre outros.


Veja a programação completa:

21 de junho de 2022 – Terça-feira

  • 7h30 - Credenciamento
  • 8h às 8h40 - Formação da Mesa de Honra
  • 9h às 9h40 - Palestra Sustentabilidade, Energia e Desenvolvimento Econômico com Dr. Marcos Antônio Tavares Lira - Engenheiro eletricista e doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Mesa Redonda I

    • 10h15 às 11h45 - Cadeia de produção de energias renováveis no Piauí e ambiente de negócios com Howzenbergson Brito, diretor de Energias Renováveis da Seminper; Valmir Falcão Sobrinho, economista e Marcos Lira, engenheiro eletricista e doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

*Intervalo para o Almoço*

  • 14h às 14h40 - Palestra Concessões Públicas, PPPs na administração pública e captação de recursos por Prefeituras por meio do setor elétrico com Dr. Campelo Filho - Advogado Empresarial

Mesa Redonda II

  • 15h às 16h20 - O cenário da Geração e da Distribuição de Energia no Piauí e o Impacto da energia solar habitacional com Viviane Moura, ex-superintendente da SUPARC; Ribamar Lima - Engenheiro Eletricista e Advogado e Jean Cantalice, presidente da Associação Piauiense das Empresas de Energia Solar.

Mesa Redonda III

  • 16h40 às 18h - Biomassa e Sustentabilidade com Dr. Francisco de Assis da Silva Mota – Pesquisador na área da biomassa, professor universitário e Carlos Moura Fé – Superintendente de Meio Ambiente do Piauí e Dr. Luiz Fernando, do Grupo Olho D'água. 
  • 18h - Premiação com o Selo O DIA de Cidades Eficientes na Produção de Energias Renováveis

Mais sobre: