Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Admaelton Bezerra toma posse como presidente da APPM

Eleito em consenso, o prefeito de São José do Piauí diz que vai trabalhar para fortalecer para o municipalismo piauiense.

04/02/2025 às 10h17

Admaelton Bezerra tomou posse como presidente da Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais (APPM) em solenidade acontecida nesta manhã (03) na sede da entidade, em Teresina. Ele, que é prefeito de São José do Piauí, foi eleito em clima de consenso e diz que vai trabalhar para fortalecer o municipalismo do Piauí, com foco em ações conjuntas entre os diversos municípios.

Admaelton Bezerra assumiu o mandato na presidência da APPM no lugar de Toninho de Caridade - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Admaelton Bezerra assumiu o mandato na presidência da APPM no lugar de Toninho de Caridade

Admaelton substitui Toninho de Caridade, prefeito de Caridade do Piauí, de quem foi vice no comando da APPM. Em conversa com a reportagem de O Dia, o novo presidente da Associação agradeceu soa colegas prefeitos pela confiança e prometeu trabalhar para a aquisição de mais recursos para os municípios. “Estamos aqui trabalhando para que consigamos mais recursos e vamos discutir várias pautas que também já estão em andamento, como a PEC 66, que trata do parcelamento dos precatórios”, afirmou o presidente.

Admaelton Bezerra tome posse como presidente da APPM - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Admaelton Bezerra tome posse como presidente da APPM

A PEC 66 a que se refere Admaelton estabelece medidas para aliviar as contas dos municípios. O texto reabre o prazo para que os municípios parcelem suas dívidas com a Previdência e também define limites para o pagamento de precatórios. A PEC foi aprovada em agosto no Senado.

Para o novo presidente da APPM, o momento agora é de discutir as pautas para serem trabalhadas em conjunto pelos prefeitos piauienses. “Vamos trabalhar unidos e fortes para que que tudo seja em fortalecimento do municipalismo”, finaliza.

O trabalho à frente da APPM deve ser de continuidade. Admaelton Bezerra foi vice-presidente da entidade durante a gestão de Toninho de Caridade, que transmitiu hoje o cargo. Para o agora ex-presidente da Associação, a nova gestão deve fortalecer as bandeiras que foram defendidas nos últimos dois anos.

“Toda certeza o trabalho continua. A todos que compõem nossa diretoria e que hoje encerram seus mandatos, eu quero agradecer. A união dos gestores se tornou um fator principal para fortalecer o municipalismo piauiense e as bandeiras de ações que tratam no dia a dia das pessoas que vivem nos municípios”, finaliza Toninho de Caridade.

Toninho de Caridade deixou a presidência da APPM - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Toninho de Caridade deixou a presidência da APPM

Pautas

Na semana do dia 10 ao dia 14, Admaelton Bezerra deve visitar Brasília para tratar da discussão sobre a PEC 66. Segundo o novo presidente da APPM, tem municípios no Piauí que estão tendo debitados de seu FPM até R$ 158 mil mensais por conta dos precatórios, o que inviabiliza ações e planejamentos. Já no dia 17 está previsto um encontro com o governador Rafael Fonteles onde será discutido o co-financiamento na saúde. É que o Governo repassa aos municípios que possuem hospitais de pequeno porte uma parte dos recursos para operacionalização do setor.

Outras pautas que deverão ser discutidas na nova gestão incluem a aquisição de recursos para manter a estrutura e planejar levar a APPM para territórios mais distantes. “Em vez do prefeito vir até a APPM, a gente leva a APPM até os prefeitos e prefeitas. Acredito que dará tudo certo, porque estamos com um grupo com muito diálogo e força de vontade para trabalhar”, afirma Admaelton.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.