Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Advogado Campelo Filho lança livro sobre a política no Brasil Pós-Constituição de 88

A obra tem um tom provocativo e lança luz sobre a condução política no Brasil desde a promulgação da Constituição de 1988.

15/12/2023 às 12h33

Uma análise profunda e crítica sobre sociedade e o cenário político que moldou o país nas últimas décadas. É o que propõe o novo livro do advogado Campelo Filho: “Para onde caminham as ovelhas – A política no Estado Democrático de Direito”, lançado na última quinta-feira (14). A obra tem um tom provocativo e lança luz sobre a condução política no Brasil desde a promulgação da Constituição de 1988, a atual carta magna que rege nosso país.

Campelo Filho - (Divulgação) Divulgação
Campelo Filho

A obra não tem a intenção de ser um livro crítico sobre um governo ou determinado político, ou sobre partidos políticos. E sim tecer uma análise crítico-científica sobre a forma como a política tem sido conduzida no Brasil no período pós-Constituição. Seus efeitos presentes e futuros para a sociedade brasileira podem ser sentidos no dia-a-dia dos brasileiros. 

Vamos fazer uma reflexão sobre como está o Estado Democrático de Direito em que a gente vive sobre constante conflito dentre os próprios poderes que compõem a União, que deveriam ser harmônicos. E a gente vê como essa política tem sido conduzida aqui no Brasil, de modo que temos tantas mazelas, como a violência, problemas na saúde, o caos na educação, ao ponto em que as pessoas estão questionando esse modelo de política

Campelo FilhoAdvogado e escritor

O livro, de leitura fácil e compreensível ao público em geral, é destinado para todos que se interessam pelo tema. “É um livro que tem um viés jurídico, mas também social, político e econômico. O público-alvo não é só para quem é da área do direito. O livro está aberto para toda a sociedade”. A construção da obra foi escrita à medida que o autor foi observando os pontos históricos acontecendo, ao longo dos mais de 20 anos de carreira do advogado piauiense.

Novo livro de Campelo Filho foi lançado nesta quinta (15) - (Divulgação) Divulgação
Novo livro de Campelo Filho foi lançado nesta quinta (15)

O livro “Para onde caminham as ovelhas – A política no Estado Democrático de Direito” tem prefácio do advogado Saul Tourinho Leal, que comemorou o lançamento da obra de Campelo Filho ao público em geral. “O livro do professor Campelo é um livro corajoso, que enfrenta temas difíceis no Brasil contemporâneo, mas que o faz com grande talento e vigor intelectual. E com muita independência científica. E ele não joga a toalha! Tem uma solução esperançosa e otimista para cada problema”, afirma o autor do prefácio do livro.

O evento de lançamento contou com a presença de autoridades, políticos, familiares e amigos de Campelo Filho. O presidente do Grupo O Dia de Comunicação, Dr. Walmir Miranda, parabenizou o autor por sua nova obra e destacou que a importância de mais esta contribuição para o debate público. “Ele, com esse livro está nos chamando analisarmos sobre o nosso país. Esse país está precisando que todos nós comecemos a pensar no amanhã. E é mais uma contribuição que o Campelo Filho nos dá”, afirmou Walmir Miranda.

Dr. Walmir Miranda, presidente do Grupo O Dia e Tânia Miranda, diretora financeira do Grupo O Dia. - (Divulgação) Divulgação
Dr. Walmir Miranda, presidente do Grupo O Dia e Tânia Miranda, diretora financeira do Grupo O Dia.

A obra, a terceira publicada por Campelo Filho, foi publicada pela GZ Editora. E deve estar disponível em breve em livrarias da capital.

Sobre o autor

Advogado renomado na área Jurídica, com estudos e pesquisas no campo dos Direitos Humanos, Globalização e Políticas Públicas, Campelo Filho é professor pós-doutor em Direito e novas Tecnologias, doutor em Direito e Políticas Públicas, Mestre em Direito Público, Conselheiro do Sebrae, diretor do Sesc e membro do Conselho Federal da OAB. Além disso, é colunista do Jornal O Dia, apresentador do programa Ideias em Debate da O Dia TV.