Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"Às vezes você não consegue tudo", diz Rafael Fonteles sobre derrotas do governo Lula

Para o gestor estadual, há a necessidade de constate diálogo com a bancada, visto que ambos foram eleitos pelo voto democrático.

01/06/2023 às 10h24

27/09/2023 às 18h51

“Às vezes você não consegue tudo”, foi assim que o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), comentou acerca das recentes derrotas de pautas não prioritárias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Federal. As declarações do chefe do Executivo estadual foram ditas ao O Dia nesta quinta-feira (01), durante o lançamento do programa “Aqui Tem Turismo", no Palácio de Karnak.

Governador Rafael Fonteles - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Governador Rafael Fonteles

Dentre uma dessas “derrotas”, está a aprovação por parte da Câmara dos Deputados do texto-base do projeto sobre o marco temporal de terras indígenas. O documento propõe que somente poderão ser demarcadas terras ocupadas por povos indígenas em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da atual Constituição Federal.

Com relação ao assunto, Fonteles pontuou que tanto Lula como os parlamentares federais foram eleitos pelo voto democrático, mas que divergências devem ser vista através de diálogos mais eficazes.

Presidente Lula - (Reprodução/Agência Brasil) Reprodução/Agência Brasil
Presidente Lula

“Com relação ao marco temporal, o governo realmente foi derrotado no Congresso, porque nós temos um governo eleito com um perfil mais progressista do presidente Lula e o Congresso mais conversador. Então esta matéria terminou sofrendo um revés em relação ao que o governo desejava. Ontem também foi aprovada a MP dos Ministérios [...]. Às vezes você não consegue tudo, mas consegue uma boa parte”, disse.

Além disso, o governador destacou sobre uma pauta que era prioridade na campanha eleitoral, e que foi concluída com o passar dos meses, como o novo Bolsa Família. Para ele, a finalização do assunto é algo que se deve à comemoração.

“Felizmente o Bolsa Família foi aprovado nos moldes concebidos pelo presidente Lula e pelo ministro Wellington Dias, isso é uma boa notícia para as famílias piauienses, ainda mais nesse foco especial na primeira infância. Ou seja, um valor adicional para crianças de zero a seis anos, valor adicional para gestante, a obrigação de estar com o calendário de vacinação em dia e a criança na escola. Tudo isso gera efeito multiplicativo desse recurso maior ainda do que a transferência de renda que é fundamental para combater a fome e tirar as pessoas da extrema pobreza”, concluiu.

Articulações em Teresina e programa de investimentos

Na oportunidade, Rafael Fonteles foi questionado sobre articulações políticas em Teresina com a participação de um novo programa de obras. Sobre o assunto, o gestor brincou ao responder que a pauta está sendo debatida, mas a nível estadual, com um possível novo "Pró-Piauí 2".

"Esse programa não foi nem lançado. Você tem obras que são indicações de deputados, obras de indicações de parlamentares municipais, obras diretamente indicadas pelas associações de bairros com o OPA, que está sendo coordenada pela Secretaria de Planejamento. Você tem um conjunto de obras em Teresina e também no interior que não existe ainda um coordenador específico para o programa de obras do estado. Estamos fazendo todo esse trabalho envolvendo várias secretarias", relatou.

"Em breve nós vamos lançar o programa, não sei se vai se chamar Pró-Piauí 2 ou se vai ter outro nome, mas provavelmente no final de junho e no início de julho a gente deve estar lançando um programa de investimentos públicos", completa.

Mais sobre: