Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Biblioteca Comunitária da UFPI comemora 25 anos; veja programação de palestras online

A programação cultural inicia nesta segunda-feira, 24, e contará com uma semana de palestras com vários profissionais de diferentes Instituições de Ensino Superior do Brasil.

24/08/2020 10:20

A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) comemora 25 anos de inauguração no mês de agosto. Localizada no campus Ministro Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, a Biblioteca comemora os seus 25 anos de história com uma programação cultural que tem como tema "Biblioteca Comunitária da UFPI: 25 anos no protagonismo, valorização e disseminação da informação para a sociedade piauiense”.    

A programação cultural inicia nesta segunda-feira, 24, e contará com uma semana de palestras com vários profissionais de diferentes Instituições de Ensino Superior do Brasil. As palestras abordarão a função da biblioteca universitária e o seu papel na disseminação da informação e apoio às atividades de ensino e ainda duas temáticas relevantes para a atualidade: o papel das bibliotecas universitárias como centros de produção de conhecimento dentro das instituições de ensino superior e os desafios das bibliotecas em tempos de informação em rede (combate a desinformação e fake news).

Por meio da equipe de profissionais bibliotecários, assistentes administrativos, colaboradores terceirizados e bolsistas a BCCB tem se empenhado em oferecer serviços de excelência em informação colaborando com a qualidade do ensino do ensino da UFPI e suprindo as necessidades de informação tanto da comunidade acadêmica quanto a comunidade externa que procura a Instituição. Por isso para comemorar os 25 anos também acontecerá uma serie de publicações no Instagram da biblioteca mostrando toda a estrutura administrativa, serviços ofertados e a equipe da BCCB.

Considerada a maior Biblioteca do Piauí, a BCCB tem cumprido a sua missão tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade interna, já que é uma biblioteca universitária e comunitária. “No contexto da UFPI, temos mais de 110 mil exemplares de livros, cobrindo todo o universo dos cursos ofertados pela instituição. Temos o Repositório Institucional que reúne a produção científica da UFPI, da Pós-Graduação Strictu Sensu. Oferecemos acesso e treinamento do Portal de Periódicos CAPES”, salienta Rigoberto Veloso.


Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB) completa 25 anos e comemora com palestras online. Foto: Ascom Ufpi

Seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde e do Comitê Gestor de Crise da UFPI, as Bibliotecas estão fechadas fisicamente. No entanto a BCCB continua funcionando remotamente. “Continuamos oferecendo remotamente os principais serviços à comunidade acadêmica como a elaboração de fichas catalográficas, emissão de nada consta, minicursos e treinamentos. Já temos um protocolo definido para a reabertura da Biblioteca Comunitária e as outras oito setoriais que compõe o Sistema de Bibliotecas da UFPI. Queremos que este retorno seja seguro tanto para os nossos servidores quanto para os nossos usuários”, conclui o bibliotecário Rigoberto.

Fundada no ano de 1973, a atual Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco antes era denominada de Biblioteca Central. A partir do ano de 1995 ela ganhou novas atribuições com o título de Biblioteca Comunitária estendendo também os seus serviços à comunidade externa à UFPI. Para o Bibliotecário Rigoberto Veloso nesses 25 anos a Biblioteca modernizou-se, “tanto no ganho de um novo prédio - o atual - quanto no incremento de tecnologias da informação como o Módulo de Biblioteca no SIGAA com autoatendimento, produto desenvolvido pela equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)”, destaca.

Confira programação:


Fonte: Informação Ascom
Por: Sandy Swamy
Mais sobre: