Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmara de Teresina manda recado a Dr. Pessoa

Vereadores tendem a ser pedra no sapato da gestão municipal neste ano de eleiç

20/03/2024 às 14h27

A relação da Câmara de Teresina com a gestão de Dr. Pessoa foi de camaradagem até aqui. Durante todos esses anos, nos momentos mais delicados o Palácio da Cidade se sentiu confortável em relação aos vereadores. Mas o cenário mudou. A aprovação nesta terça-feira (19) do reajuste de 20,8% para os profissionais da educação foi, não por acaso, um recado de que o prefeito não vai ter vida fácil neste ano eleitoral. Com perdas na base de apoio desde o início do ano e com matérias de forte apelo popular cada vez mais constantes na pauta, Dr. Pessoa travará no plenário na Câmara – e não nas ruas, como é natural em campanha – seus principais embates. O que não pode, sob pretexto de criar fatos eleitorais, é inviabilizar a gestão e prejudicar o teresinense. 

Jogando para a plateia

Os vereadores de Teresina, ao aprovarem o reajuste de 20,8%, ante os 5% encaminhado pelo prefeito, tinham consciência de que a matéria será vetada pelo Palácio da Cidade. Diante de dezenas de professores, eles preferiram aliviar a imagem da Casa. A consequência será o travamento da pauta. Dr. Pessoa irá vetar, o projeto vai retornar para a Câmara. Em caso de derrubada do veto, a Justiça será acionada.

Janela partidária

Vereador Leonardo Eulálio - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Vereador Leonardo Eulálio

A chapa proporcional do PL começa a ganhar forma em Teresina. A sigla comandada pelo vereador Leonardo Eulálio vai realizar evento de filiação na próxima sexta-feira (22) para apresentar os principais nomes. Na lista, constam Neto do Angelim, Valdemir Virgino, Luís André e Teresinha Medeiros. Karla Berger também é aguardada.

O veín tá on I

Aos 81 anos, o ex-senador Elmano Férrer quer continuar ativo na política. Ele tem demonstrado entusiasmo para disputar uma vaga de vereador em Teresina na eleição de outubro. A Interlocutores, o veín afirma que ainda tem saúde e pode contribuir com a capital. Filiado ao Progressistas, ele já recebeu convites de Themístocles Filho para o MDB e de Bruno Vilarinho para o PRD. Nesta semana, recebeu em tom de brincadeira o convite de Dr. Pessoa para ser vice em sua chapa.

O veín tá on II

Elmano, no entanto, se divide publicamente entre declarar fidelidade ao Progressistas e não descartar nenhum dos convites. Na prática, aguarda para ver se a pré-candidatura de João Vicente Claudino (PSDB) é mesmo para valer. A coluna apurou que a tendência é de Elmano seguir para a chapa proporcional do PSDB em caso de candidatura de JVC. Ao contrário, deve mesmo ficar no partido de Ciro Nogueira. O problema, alertam aliados, é que ele tem que se decidir até 5 de abril, no fechamento da janela partidária. 

Visita...

Um total de 46 municípios no Piauí, englobando entidades estaduais e municipais, foi alvo de fiscalizações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) desde o início do ano. O número representa um 1/5 das cidades piauienses. As equipes de controle externo da Corte de contas averiguaram sessões de abertura de licitações, execução contratual, governança e funcionamento de órgãos públicos, gestão de frota de veículos, obras rodoviárias, tecnologia da informação, educação.

Dica cultural

Acontece hoje o lançamento a história em quadrinhos “Mestre Dezinho – Arte da Madeira”, do cartunista Jota A e do jornalista Marcelo Costa. A obra é uma adaptação do livro “Minha Vida, Mestre Dezinho”, editado pela Prodart em 1999. O evento acontece Espaço Cultural do Teresina Shopping das 18h às 21h. Logo após o lançamento, a obra estará em livrarias da cidade e ser adquirido com o próprio cartunista.