O projeto arquitetônico do Hospital Universitário da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (HU-UFDPar) foi oficialmente apresentado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na terça-feira (1º). O evento contou com a participação de representantes da bancada federal do Piauí, reitores das universidades envolvidas, além de autoridades de diferentes esferas do governo.

Com um investimento estimado em R$ 181 milhões, oriundos de emendas de bancada, o HU-UFDPar será construído em Parnaíba e será um importante equipamento de saúde e educação para a região. O hospital terá uma área de 21 mil metros quadrados e contará com 120 leitos, incluindo 20 de UTI. A estrutura prevê também a realização de cirurgias eletivas, com sete salas cirúrgicas e 12 unidades de Recuperação Pós-anestésica (RPA). O hospital atenderá aproximadamente 11.200 consultas mensais.
“Tivemos a oportunidade de promover estudos técnicos, análises muito sólidas para justificar o investimento. Um hospital universitário não coloca só médicos, enfermeiros, mas técnicos e profissionais de várias categorias. Ele é um vetor de desenvolvimento econômico, social e político. Ele traz toda uma cadeia de investimentos. Por isso, estamos fazendo esse processo de planejamento a muitas mãos”, afirmou Arthur Chioro, presidente da Ebserh.
A nova unidade hospitalar também servirá a regiões vizinhas, como o Maranhão e o Ceará, beneficiando mais de 2,2 milhões de pessoas. A construção do hospital universitário será executada em etapas, começando com a construção de setores como ambulatório e recepção, o que vai permitir a oferta de 17 especialidades médicas e cinco multiprofissionais.
“São 2,2 milhões de habitantes nessa região. [Falamos da] universidade, em termos de ofertas do ensino superior, pesquisa, extensão e inovação de qualidade, mas também do apoio, por meio do hospital universitário, na perspectiva de formação de pessoal e, também, de contribuição na assistência à saúde”, ressaltou o reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), João Paulo Sales.
A Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pela gestão de hospitais universitários federais no Brasil, oferecendo apoio à formação de profissionais de saúde, ao atendimento de pacientes do SUS e ao desenvolvimento de pesquisas e inovação. O HU-UFDPar será a segunda unidade hospitalar universitária do Piauí, após o HU-UFPI, que também é gerido pela Ebserh.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.