Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com proposta para transporte público, Fábio Novo força Sílvio a apresentar o que fez pelo setor

O pré-candidato do Partido dos Trabalhadores indica que o transporte público será sua principal bandeira na corrida eleitoral

11/04/2024 às 14h04

Que o transporte público é um dos principais problemas que o teresinense enfrenta no dia a dia isso não é novidade. O fato novo é que essa tende a ser a principal discussão durante a campanha eleitoral deste ano – muito mais que os discursos vazios de eleições passadas para o setor. Com a apresentação da sua proposta de ônibus gratuito na capital, Fábio Novo dá o tom do debate e, de quebra, chama Sílvio Mendes, seu principal concorrente, para discutir a pauta. A estratégia da campanha de Novo está, assim, definida: questionar o que Sílvio realizou pelo transporte público e defender que só é possível resolver o problema com ajuda dos governos estadual e federal. 

Mas...

Fábio Novo, por outro lado, estará em uma linha tênue. Não poderá ir muito além nas críticas na forma como as gestões tucanas trataram o transporte porque atingirá diretamente Firmino Filho. Ele precisará moldar o tom do discurso para dissociar Firmino Filho de Sílvio Mendes em nome da aliança com a família do ex-prefeito. Não será fácil para o petista se equilibrar nessa missão. 

Prisão do Brazão

Os deputados piauienses Flávio Nogueira (PT) e Castro Neto (PSD) votaram favoráveis ao relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão, acusado pela Polícia Federal de ser um dos mandantes da execução da vereadora Marielle Franco. Na CCJ, o placar surpreendeu pela quantidade de votos contrários. O placar foi de 39 a 25 para a prisão. No plenário, Jadyel votou pela soltura e Júlio Arcoverde se absteve.

Procura-se um líder

O prefeito Dr. Pessoa está com dificuldade em encontrar um novo líder na Câmara Municipal de Teresina. Já faz quase uma semana que Antônio José Lira deixou a função e o impasse para a escolha do substituto permanece. Allan Brandão, Luís André e Renato Berger são os cotados, mas estão se esquivando da responsabilidade. Ninguém quer se expor nesse período eleitoral.

Antes tarde do que...

O ano é 2024, mas a gestão pública parece engatinhar no uso de ferramentas tecnológicas para aprimorar a prestação de serviços. O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina (IPMT), por exemplo, somente agora estabeleceu a realização da prova de vida dos segurados por meio digital. É urgente a modernização dos serviços públicos para que a população resolva suas demandas sem sair de casa. 

Incentivo fiscal

A Prefeitura de Teresina vai reduzir em até 50% na alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) para a rede hoteleira da capital, o que envolve hotéis, pousadas e hospedagens licenciadas e em pleno funcionamento no município. A medida é um inventivo fiscal dado pelo prefeito Dr. Pessoa para o setor. Como contrapartida, as empresas terão que aplicar integralmente os recursos poupados em melhorias nas instalações e em mão de obra jovem até 22 anos de idade, e colaboradores egressos graduados nas comunidades terapêuticas de Teresina.

Canto do Buriti

Os animais de um canil de responsabilidade do município de Canto do Buriti enfrentam uma realidade de horror e sofrimento indescritíveis. Abandonados à própria sorte, esses seres inocentes agonizam em condições desumanas, vítimas da negligência e crueldade que permeiam as estruturas da administração municipal. Protetores denunciam que não é o primeiro caso, ano passado as vítimas foram filhotes.