Na última segunda-feira (12), o deputado Aldo Gil (PP) decidiu não concorrer à reeleição como parlamentar em 2026. Com isso, abriu-se a discussão se ele também deixaria a SDU Sul (Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul), em Teresina. O presidente do Progressistas, Joel Rodrigues, informou que, naturalmente, com a saída, o partido deve indicar outro nome.

O deputado Aldo Gil, em declaração na tomada de sua decisão, disse que retirou o nome para concorrer em 2026 para cuidar dos negócios da família em Picos, onde disse ser melhor conciliar a atividade de parlamentar com o lado empresarial. Com o seu retorno para a Alepi, o deputado Dogim Félix (PP) ficaria sem a vaga na Casa.
Segundo Joel Rodrigues, a ideia é manter a bancada do Progressistas na Alepi resolvida. A pretensão é apresentar ao prefeito Silvio Mendes o nome de algum parlamentar para ocupar a vaga, podendo ser até o deputado Dogim Félix.
LEIA TAMBÉM
“O nosso trabalho é tentar manter o deputado Dogim na Assembleia. Então nós vamos colocar essas possibilidades, mas uma decisão que vai partir diretamente de um diálogo do Aldo, se ele vai ou não permanecer. Nós não temos essa afirmação ainda do deputado e [vamos] aguardar essa conversa com o senador Ciro a partir daí, acontecendo a saída de fato do deputado Aldo, o que nós vamos propor possivelmente esse seja o caminho”, declarou.

Joel ainda relembrou que a indicação para a SDU Sul foi oriunda do senador Ciro Nogueira, mas é preciso ainda ouvir a decisão do parlamentar, que deve se reunir com o presidente nacional do Progressistas na próxima segunda-feira (19).
Com a decisão do deputado Aldo Gil, o Progressistas agora corre atrás de um outro nome à altura para manter a estratégia eleitoral de garantir de cinco a seis vagas na Alepi em 2026.
“Nós estamos trabalhando, é lógico que a gente vinha já bem alinhado nos rumos de eleger sete deputados estaduais, a gente está tendo uma baixa, temos que correr, dentro da nossa estratégia estamos buscando líderes de várias regiões, de prefeitos, ex-prefeitos estávamos no caminho de estar garantindo aí sete vagas. Isso diminui nesse primeiro momento essa possibilidade, nos garante aí manter de cinco a seis vagas, mas nós temos um tempo ainda até o início, até março do próximo ano, para recompor”, finalizou o presidente Joel Rodrigues.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.