Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Contratações temporárias: como transformar vaga em emprego permanente

As contratações temporárias devem crescer em até 20% neste final de ano devido ao aumento das vendas

08/12/2023 às 11h33

Segundo o Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas), as contratações temporárias devem crescer em até 20% neste final de ano devido ao aumento das vendas. Quem está buscando um emprego temporário sempre fica na torcida para ser efetivamente contratado

A expansão no mercado de trabalho não é apenas um alívio para os desempregados, mas também tem um efeito positivo na economia em geral. Afinal, mais pessoas empregadas significa um aumento na renda disponível e, consequentemente, um impulso no consumo.

Essa é uma oportunidade para os trabalhadores temporários se destacarem e, quem sabe, transformar seus empregos temporários em posições permanentes. Mas, para isso, é preciso encarar a oportunidade de maneira profissional, cumprir horários, executar as tarefas com dedicação e mostrar interesse em aprender.

Contratações temporárias - (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil
Contratações temporárias

Dicas de como transformar sua vaga temporária em um emprego permanente

Preencha seu perfil completo

Ao se candidatar a vagas temporárias, preencha seu perfil profissional de forma completa em sites de empregos. Certifique-se de fornecer todas as informações solicitadas, aumentando suas chances de ser convidado para processos seletivos.

Seja proativo

Demonstre dedicação e criatividade na resolução de problemas, mantenha uma postura profissional no ambiente de trabalho, seja flexível e adaptável, e mostre iniciativa e organização. Boas relações interpessoais também são fundamentais.

Siga os protocolos na entrevista

Se você chegar ao estágio da entrevista, seja pontual, demonstre conhecimento sobre a empresa e mantenha a tranquilidade. Prepare-se para fazer perguntas pertinentes ao recrutador, mostrando interesse genuíno na empresa e no trabalho.

Demonstre interesse na permanência

Comunique seu interesse em continuar na empresa para colegas de trabalho e, se possível, para seu gestor. Adote uma postura de empregado permanente desde o início.

Tenha consciência dos limites da vaga

Se encontrar um problema, comunique-o ao seu superior e apresente sugestões de solução. Isso mostra sua capacidade de contribuir de forma positiva.

Crie relações saudáveis

Mantenha relações construtivas com seus colegas de trabalho, evitando conflito e demonstrando capacidade de adaptação e interesse em aprender com os outros.

Seja proativo e inovador

Mostre disposição para resolver desafios e sugerir soluções que melhorem o ambiente de trabalho e os resultados da empresa.