O deputado federal Júlio César Lima (PSD) criticou em entrevista a “demora” do governo Lula para nomear os cargos federais indicados por deputados do Piauí. Até o momento, no primeiro escalão apenas as indicações do DNIT, da Codevasf e do INCRA foram publicados pela Casa Civil do Governo Federal. A lentidão estaria ocorrendo devido a um pente fino feito pela gestão de Lula para evitar a nomeação de investigados por corrupção ou ex-aliados de Bolsonaro.
Uma lista extraoficial com as vagas destinadas a cada deputado no Piauí aponta que Júlio César indicará o comando de duas pastas robustas na gestão federal. Caberá ao parlamentar a indicação da superintendência do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e o Superintendente da Caixa no Piauí.
Júlio César lamentou a lentidão das nomeações e afirmou que a insatisfação atinge quase todos os deputados. “Todo governo que sucede outro do mesmo grupo é mais rápido porque muitos serão mantidos, mas um governo que sucede um grupo divergente daquele que ele ganhou é mais difícil. Mas, mesmo assim, a reclamação é generalizada. A demora é reconhecida por todas as lideranças. Já fizemos na semana passada uma reunião com líderes e deputados de vários partidos e todos os ministros. Ficaram de agilizar e liberar essas nomeações a partir desta semana”, disse o parlamentar.
Já a senadora Jussara Lima (PSD) contemporizou as dificuldades enfrentadas por Lula no senado e valorizou a “habilidade” de Lula. “A base do presidente é muito boa, é uma base sólida e é natural que isso aconteça em início de mandato, mas que tudo isso vai se arrumando e se ajeitando. No final tudo dá certo. O Presidente Lula é um homem habilidoso, conhece muito bem a máquina pública federal, é um homem antenado com tudo e é o nosso grande presidente. O que ele quer realmente é melhorar a vida das pessoas que mais precisam”, finalizou a senadora
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação