Os olhos de todo o Brasil irão se voltar para os céus em busca de apreciar o eclipse anular do sol, também chamado de eclipse solar anular. O fenômeno ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo parcialmente o Sol e criando o que parece um “anel de fogo” no céu. Esse evento oferece uma experiência visual única, que atrai tanto astrônomos quanto os curiosos de plantão.
![Eclipse solar anular - (Divulgação/Nasa)](https://portalodia.com/storage/images/HyAbZ69NkluLT6E83FW03VLaJlVZPK8QTerlK0N5.jpg)
LEIA TAMBÉM
Moradores dos estados do Norte e Nordeste poderão ter uma visão privilegiada do evento celestial que ocorre na tarde deste sábado (14). O PortalODia.com reuniu alguns locais em que você poderá observar com mais clareza o eclipse solar anular.
Se você está em Teresina, o fenômeno estará visível às 16h41min. O Planetário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) será um ótimo local para visualizar o eclipse. Ao programa de TV O Dia News, da O Dia TV, a coordenadora do planetário, profa. Cláudia Melo, informou que o campus universitário irá auxiliar na observação do evento a partir das 15h30.
Estaremos aqui no Espaço Rosa dos Ventos com dois telescópios e nós iremos projetar em telas para que o público possa acompanhar o eclipse com segurança. Os visitantes não terão acesso aos telescópios, mas poderão acompanhar toda a evolução do eclipse em um telão
A observação, no entanto, será indireta, com transmissão em telão na Universidade e via live pelo Instagram. A coordenadora ressaltou, ainda, cuidados básicos para aqueles que desejam observar o eclipse solar anular.
“Faremos isso [a transmissão] sem o risco de comprometer sua visão, que é um perigo que as pessoas cometem se você olhar diretamente para o Sol. Isso pode causar acidentes graves e você pode correr o risco até de perder a visão. Não é recomendado que você olhe sem nenhum tipo de proteção”, explicou a docente.
Confira a entrevista na íntegra:
A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) também transmitirá o evento diretamente de Juazeiro do Norte, no Ceará. A cidade foi escolhida em razão de ser um dos melhores locais para visualização do eclipse.
A transmissão será feita pelo site oficial da Nasa e também pelo canal do YouTube da agência espacial.
Eclipse anular do sol no Piauí
Segundo o Observatório Nacional do Governo do Federal, todo o Piauí terá a oportunidade de observar o eclipse sonar anular. O destaque está para a região central do Estado, a exemplo das cidades de Oeiras, Floriano e Picos que poderão conferir o evento em seu auge. Nestes locais, o eclipse poderá ser visto em cerca de 90%.
Além disso, nas demais regiões do Piauí o eclipse anular do sol poderá ser visto em 80%. A partir das 15h até às 17h30, aproximadamente, os piauienses terão a oportunidade única de visualizar o evento celestial.
Há quase 30 anos o Brasil não via um eclipse solar anular ou total. Registros dão conta que a última vez que o fato aconteceu foi em 24 de abril de 1995. Já um eclipse solar total aconteceu em 3 de novembro de 1994.