Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleição 2026 no Piauí entra em pauta nos partidos da base

Nos bastidores, líderes partidários já articulam os nomes para a vice de Rafael e as duas vagas para o Senado

29/04/2024 às 14h07

29/04/2024 às 14h07

O momento é de se discutir as eleições municipais no Piauí, mas como a política não segue a lógica do calendário normal das coisas e está sempre muito à frente, o pleito de 2026 já entrou em pauta entre os partidos que formam a base do governador Rafael Fonteles. Os desatentos podem classificar qualquer movimento político visando a eleição estadual como “antecipação”, mas na prática, a eleição de daqui a dois anos tem tudo a ver com a desse. O partido que eleger o maior número de prefeitos agora, por exemplo, terá forte poder de barganha quando for a hora das definições. 

O que está em jogo

O deputado Júlio César, cacique do PSD, já comenta abertamente com seus aliados que quer disputar uma vaga para o Senado. O deputado Flávio Nogueira, por sua vez, tem a mesma pretensão. Já o PT corre por fora para indicar um nome. É cedo para cravar, mas é dada como certa nas discussões a permanência do MDB com uma das duas vagas de senador e a vice de Rafael Fonteles. 

Temperatura alta em Parnaíba

 - ()

A campanha ainda nem começou propriamente dito, mas a disputa política em Parnaíba já chegou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que determinou a retirada imediata de ataques em rede social contra o pré-candidato governista Dr. Hélio (MDB). A decisão envolve as servidoras comissionadas Gabriela Alves dos Santos, assessora de comunicação da prefeitura, e Gianni Rios, vinculada à Secretaria de Governo de Parnaíba. Elas usaram o Instagram para postar conteúdo com cunho pejorativo ao Dr. Hélio, com vídeo considerado calunioso. 

De olho no Planalto

O ministro Renan Filho, que tem pretensão de disputar a presidência da República pelo MDB, causou boa impressão aos correligionários governistas durante a visita na última sexta-feira (26) em Teresina. Filho do senador Renan Calheiros e ex-governador de Alagoas, Renan demostrou conhecimento das obras tocadas pelo Ministério dos Transportes no Piauí, anunciou a antecipação da entrega do viaduto da Ladeira do Uruguai, a construção de um elevado no Bairro Dirceu, e estabeleceu que ainda neste ano devem começar as obras de duplicação da BR 343 até Altos e da BR 316 até Monsenhor Gil. 

Desempenho nas redes

Dos pré-candidatos a prefeitos de Teresina, Tonny Kerley, do Novo, é quem mais domina a linguagem da internet. O professor tem vídeos que ultrapassam meio milhão de visualizações. Os maiores engajamento nas suas publicações são em vídeos que mostram problemas da cidade. Porém, não é a conta dele que possui o maior número de seguidores. O pré-candidato do União Brasil, Sílvio Mendes, larga na frente nesse quesito e se aproxima de 75 mil, seguido de Dr. Pessoa (56 mil), Fábio Novo (49 mil) e Tonny Kerley (28 mil). 

... tem que pagar para morrer

Um servidor do Cemitério São José, no município de Altos, foi afastado pelo prefeito Maxwell da Mariinha após ter supostamente realizado cobranças irregulares para o sepultamento de cadáveres. As denúncias foram realizadas através das redes sociais. A gestão disse que não realizada qualquer cobrança desse tipo de serviço e que abriu um processo administrativo para apurar a conduta do servidor. 

Rotarianos

Companheiros do Rotary Club de Teresina Piçarra se reuniram na semana passada para discutir os projetos e iniciativas em andamento para o benefício da comunidade. Na ocasião, o companheiro do Rotary Club Teresina Leste, Aldi Miranda, também ministrou a palestra “Viaje com milhas: como viajar mais, pagando menos” sobre estratégias para utilização de milhas em viagens.