Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleição APPM: PT, MDB e PSD entram em consenso por candidatura única da base governista

As eleições da APPM devem acontecer apenas em janeiro de 2025, mas o bloco já se movimenta para consenso entre candidatos em busca de união do grupo.

18/10/2024 às 09h36

As eleições municipais acabaram de acontecer, porém as discussões acerca de quem irá comandar a Associação Piauiense dos Municípios (APPM) estão a todo vapor, visto que a eleição para a entidade vai acontecer apenas em janeiro de 2025. Em reunião realizada nessa quinta-feira (17), líderes do PT, MDB e PSD decidiram que o nome do prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra (MDB), deverá ser o candidato da base governista na disputa pelo comando do órgão.

O encontro contou com o participação do atual gestor da APPM, prefeito Toninho de Caridade (PSD), de Caridade do Piauí, que preza pela união do grupo do Palácio de Karnak e consenso municipalista em torno de apenas uma única candidatura, sendo essa a de Admaelton Bezerra.

Eleição APPM: PT, MDB e PSD entram em consenso por candidatura única da base governista - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Eleição APPM: PT, MDB e PSD entram em consenso por candidatura única da base governista

Na ocasião, estiveram presentes ainda os então pré-candidatos Pompílio Evaristo (PSD), de São Miguel do Tapuio, e Manoel Portela Neto (PT), de Aroazes. Ambos declararam apoio a Adaelton Bezerra, que é o atual vice-presidente da APPM e presidente da Associação dos Municípios do Vale dos Guaribas, que abrange a região de Picos.

Além disso, ficou definido ainda que a futura chapa encabeçada por Admaelton Bezerra terá como vice o prefeito Pompílio Evaristo. As eleições da APPM devem acontecer apenas em janeiro de 2025, mas o bloco já se movimenta para consenso entre candidatos em busca de união do grupo.

Em suas redes sociais, Toninho de Caridade afirmou que vê com naturalidade a quantidade de prefeitos interessados em entrar na disputa pela presidência da APPM.

“Vejo com naturalidade (a movimentação de outros prefeitos). Todos os anos quando tem eleição para a APPM é natural que vários coloquem seus nomes, há várias discussões, mas o que a gente pretende é levar esse processo com muita tranquilidade, buscando sempre um consenso, pensando em melhorar a entidade e seu fortalecimento. Acredito que todos os pré-candidatos têm a grandeza de entender que é um movimento não individual, mas de união dos gestores”, disse.

Outros nomes na disputa

Ao menos nove nomes haviam se colocado na disputa pela presidência da APPM. Além de Admaelton Bezerra, outros nomes que também demonstraram interesse em participar da disputa eram Miltinho (PSD) de Gilbués; Fernanda Marques (PT) de Luzilândia; Guilherme Maia (PSD) de Wall Ferraz; Manoel Portela Neto (PT) de Aroazes; Olavo Júnior (MDB) de Buriti dos Montes; Pompílio Evaristo (PSD) de São Miguel do Tapuio e Wilton Coutinho (MDB) de Massapê do Piauí.

Até o momento, apenas o prefeito Josué (PP), reeleito gestor de Morro Cabeça do Tempo, está no páreo como único candidato da oposição na disputa pela presidência da APPM. Ainda não se há informações se os oposicionistas irão dar sustentação ao nome de Josué ou se outros nomes do grupo ainda deverão ser avaliados.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.